Faustão no BBB? Em 2000, Globo lançou clone do reality para combater Gugu

Meses após o sucesso do No Limite e mais de um ano antes da chegada oficial do Big Brother no Brasil, a Globo lançou uma atração que durou muito tempo e foi apontada como um clone do reality que faria sucesso a partir de janeiro de 2002.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outubro de 2000, o Domingão do Faustão estreou o quadro Sufoco, criado e dirigido por Boninho. No reality, seis pessoas, entre 21 e 40 anos, passavam quatro dias em uma casa de vidro, construída no parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Ali eram realizadas provas físicas e intelectuais. Um dos integrantes da casa era o Sabotador, que estava infiltrado pela produção do programa para dificultar a vida de todos. A final foi transmitida ao vivo, com apresentação de Fausto Silva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O esquema, como visto, era bastante similar ao do BBB, só que cada edição tinha uma história fechada. O público podia conferir os participantes através do site do quadro, com imagens captadas 24 horas por dia por 24 câmeras instaladas no local. Também era possível visitar a casa no parque, como aconteceu, posteriormente, na Casa de Vidro do BBB, instalada em shoppings.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda na época da internet discada, era possível saber quem saiu, mas não como saiu, já que as provas não eram transmitidas. Durante a semana, dois participantes eram eliminados, ficando quatro para a final.

Em entrevista à Folha de S.Paulo de 30 de novembro de 2000, Boninho contou que o Sufoco não foi criado especificamente para Faustão. Sufoco não foi criado para o Faustão. Seria um programa e não um quadro. Mas a Marluce (Dias da Silva, diretora-geral da Globo) gostou e achou que ficaria legal no Faustão. O Luiz Gleizer (diretor do programa) também aprovou e adorou a idéia de exibi-lo no Faustão. Acho que pode dar certo, afirmou – vale lembrar que a atração da Globo sofria a pesada concorrência do Domingo Legal, que Gugu comandava no SBT.

Quando perguntado se o Sufoco era um Big Brother, Boninho negou categoricamente. Sufoco não é um Big Brother. Esse programa tem 16 participantes, que ficam três meses em uma casa que não é de vidro, e os concorrentes são eliminados semanalmente pelo telespectador. Sufoco, assim como Big Brother, faz parte de uma tendência mundial de reality show. Conheço mais de 60 programas pelo mundo com a mesma linha. A Endemol até está interessada em usar o projeto de Sufoco”, explicou.

Mas não rolou. O Sufoco teve apenas três edições e foi tirado do ar em pouco tempo. Na última edição, o Domingão amargou sua 30ª derrota consecutiva para o SBT, pelo placar de 30 a 29. Dessa forma, a segunda fase, que aconteceria em janeiro e fevereiro de 2001, foi cancelada. Já o BBB, todo mundo sabe: surgiu com força em 2002 e está no ar até hoje.

Sair da versão mobile