Consagrado tema de fim de ano da Rede Globo, “Um Novo Tempo” teve seu arranjo original inspirado em uma música do cantor e compositor norte-americano Burt Bacharach (foto abaixo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A revelação foi feita pelo maestro Hugo Bellard, que regeu a orquestra que gravou a canção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A música surgiu em 1971, quando o então todo-poderoso da emissora, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, encomendou uma trilha que pudesse ser utilizada na vinheta de fim de ano daquele ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Os compositores foram Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta, que fizeram inúmeros temas de sucesso do canal nos anos 1970.
“O Nelson Motta e o Boni queriam uma música para o fim de ano da Globo, somente para aquele ano. Tinha que ser uma coisa para cima, logicamente, uma coisa de esperança para o ano seguinte, e que fosse, ao mesmo tempo, sofisticada e popular, porque o elenco que cantaria. Fui para o piano e a coisa saiu facilmente, com o Paulo Sérgio e o Nelsinho colocando a letra”, explicou Marcos em programa da TV Cultura.
Após fazerem a música e a letra, os compositores escolheram o maestro Hugo Bellard como o arranjador que comandaria a orquestra e o coro que gravariam a canção, nos estúdios da Som Livre, no Rio de Janeiro (RJ).
Indicado por Mariozinho Rocha, que comandava a área de trilhas sonoras da emissora, Bellard tinha grande experiência na área de jingles e já trabalhava com os responsáveis pelo tema no estúdio Zurana.
Inspiração
Em seu site oficial, o maestro conta que se inspirou na música “What The World Needs is Love”, de Burt Bacharach, lançada em 1965, para fazer o arranjo do tema global.
A canção fez muito sucesso nos Estados Unidos e chegou a alcançar o primeiro lugar no Canadá na época de seu lançamento, tendo ganhado, desde então, diversas versões com os mais variados artistas.
“Tanto Hugo quanto Marcos Valle admiravam o trabalho de Bacharach. E ele foi buscar exatamente nessa música a inspiração para seu arranjo histórico e inesquecível”, explicou a reportagem.
Segundo Hugo, “além das cordas, piano, coro e detalhes no estilo Burt Bacharach, ele também usou um dueto de saxes no estilo Billy Vaughn”.
A gravação da música foi feita nos estúdios da Som Livre, no Rio de Janeiro (RJ), com a regência de Bellard.
Produzida pela primeira vez no fim de ano de 1971, a vinheta conta com outra particularidade: a presença de Silvio Santos entre os artistas do canal que participaram da gravação.
Ele aparece ao lado de Chacrinha, outro astro da casa na época, e nomes como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Jô Soares e Cid Moreira, entre outros.
Desde então, a Globo já produziu os mais variados formatos e arranjos para “Um Novo Tempo”, tornando-a praticamente um hino do fim de ano brasileiro há quase 50 anos.