Falta pouco: canal vai reprisar última novela de estrela da Globo

Senhora do Destino - Glória Menezes e Raul Cortez

Glória Menezes (Laura) e Raul Cortez (Pedro) em Senhora do Destino (Divulgação / Globo)

O Canal Viva irá proporcionar ao público o privilégio de rever o inesquecível Raul Cortez, atualmente no ar em O Rei do Gado (1996). A partir do próximo dia 13 de março, na vaga de Caminho das Índias (2009), o Viva resgata Senhora do Destino (2004), última novela que o ator participou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na trama de Aguinaldo Silva, Raul respondeu por Pedro Correia de Andrade e Couto, o Barão de Bonsucesso, par de Laura – da também maravilhosa Glória Menezes. O folhetim discutiu o Alzheimer, através da baronesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Questão de saúde

Divulgação / Globo

Raul Cortez não ficou em Senhora do Destino até o último capítulo. O ator precisou se ausentar do vídeo por causa do tratamento de um câncer. Ele realizou cirurgia para retirar um tumor do intestino e se submeteu a quimioterapia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O artista gravou sua última cena em 25 de janeiro de 2005. Na sequência, ele e Laura saíam em uma viagem a Paris. Contudo, Raul estava longe das gravações desde dezembro, quando se submeteu ao procedimento cirúrgico.

Para as sequências de despedida, a Globo providenciou uma equipe médica, possibilitando o socorro a Cortez caso fosse necessário.

Mudanças na trama

Renato Rocha Miranda / Globo

Antes da saída definitiva de Raul Cortez, Aguinaldo Silva precisou fazer alterações no enredo. É que ele entraria na igreja com a neta Maria Eduarda (Débora Falabella), levando a moça ao encontro do noivo Viriato (Marcello Antony) – diante da recusa de Leonardo (Wolf Maya), pai da arquiteta. Coube ao mordomo Alfred (Ítalo Rossi) fazer as honras.

Na novela, a saída de Raul foi justificada com uma viagem de Pedro ao Mato Grosso, para socorrer um irmão acidentado. Na época, Wolf, também diretor de núcleo do folhetim, garantiu que enviaria uma equipe até a casa de Cortez para rodar cenas do personagem, com o Barão de Bonsucesso dando notícias para a família.

Com as mudanças, Gisela (Ângela Vieira), nora de Pedro, foi quem apoiou Laura quando os primeiros sinais do Alzheimer apareceram. A abordagem também foi interrompida com a saída dela e do esposo da trama, exibida 22 de fevereiro de 2005.

Viagem sem volta

Divulgação / Globo

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, Aguinaldo Silva relatou que a viagem de Pedro e Laura havia sido planejada desde o início, para evitar cenas sobre a fase mais crítica da doença dela.

“Esse argumento já havia sido apresentado na novela antes mesmo do problema de saúde do Raul. O casal faria uma última viagem à Europa, com tudo a que tem direito, antes que a baronesa comece a decair. A razão disso é que não queria mostrá-la na fase mais difícil do mal de Alzheimer. Queria que eles saíssem no auge”, afirmou.

A despedida de Raul Cortez

Divulgação / Globo

Entre os capítulos de 7 a 22 de fevereiro, Laura e Pedro foram vistos várias vezes, em cenas gravadas no jardim da casa que servia de cenário para o casal.

“Teremos ainda muitas cenas do Raul nessa novela, e na minha próxima, na qual eu espero contar com ele”, completou Aguinaldo.

Senhora do Destino foi a última novela de Raul Cortez. Em 2006, ele gravou uma participação na minissérie JK. Cortez faleceu em 18 de julho de 2006 no Hospital Sírio-Libanês, região central de São Paulo, em decorrência do câncer.

Atualmente, o ator também pode ser visto na reprise de O Rei do Gado no Vale a Pena Ver de Novo, quando viveu magistralmente o italiano Geremias Berdinazzi (foto acima).

Autor(a):

Sair da versão mobile