A Globo está numa evidente transformação. A emissora vem abrindo mão de estrelas exclusivas, finalizando atrações clássicas, mexendo na grade como nunca e renovando várias faixas de programação. É uma nova Globo. Porém, ao mesmo tempo, o canal parece estar de olho no passado, prometendo trazer de volta alguns programas já cancelados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos dois anos, a reforma da grade da emissora foi intensa. O canal abriu mão do tradicional Domingão do Faustão, moveu Luciano Huck, contratou Marcos Mion e reformulou o time de apresentadores dos programas matinais, apostando em Patrícia Poeta, Maria Beltrão e cia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As mudanças também atingiram outros espaços da grade, com o lançamento de uma nova faixa de reprises, o fim de Malhação, a extinção dos programas de humor das noites de sábado e outros valores que, até então, pareciam intocáveis. Até mesmo “queridinhos” de diretores, como André Marques e Ana Furtado, perderam vez em meio a tanta movimentação.
De olho no passado
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Porém, ao mesmo tempo em que a Globo se mostra mais arrojada, o canal também tem surpreendido ao sinalizar um retorno ao passado. Ao contrário do SBT, que “ressuscita” programas sempre que possível, a emissora carioca não tinha o hábito de retomar algo que foi descontinuado.
Mas, ao que tudo indica, até nisso a Globo está mudando. O canal acaba de anunciar a volta do Linha Direta, que será apresentado por Pedro Bial em 2023. O programa que reconstitui crimes e busca bandidos estava fora da grade desde 2007.
Aliás, o mesmo Pedro Bial que comandará o novo Linha Direta também está à frente de outro programa recentemente “ressuscitado”, o Som Brasil. A volta do musical, com novo formato, homenageou o cantor Thiaguinho em julho deste ano. Luan Santana deve ser o próximo.
Mais retornos
Além disso, outros programas extintos da Globo estão cotados para ganhar uma sobrevida. Nos bastidores da emissora, não falta quem defenda a volta do Vídeo Show, que foi descontinuado em 2019. Há quem acredite que o final do programa foi precipitado e que ele poderia voltar ao ar.
Nesta semana, o site Natelinha informou que a Globo poderia retomar Malhação, mas como uma produção do Globoplay. No entanto, Erick Bretas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, negou essa possibilidade.
Ou seja, essa nova Globo, menos engessada e mais flexível, também se permite voltar atrás em suas decisões. Com isso, os fãs de algum programa já extinto podem ter a esperança de ver a sua atração favorita retornar.