Ator com dezenas de trabalhos na televisão e no cinema, Cláudio Corrêa e Castro teve um triste fim. Ele morreu em 2005, após enfrentar um período bastante difícil, doente e com dificuldades financeiras.

Claudio Correa e Castro
Claudio Correa e Castro como Conde Klaus em Chocolate com Pimenta

Grande nome da dramaturgia, o veterano tem Chocolate com Pimenta (2003) como um de seus trabalhos de maior destaque. E o trabalho veio em boa hora. Ele enfrentava um momento complicado quando foi convidado por Walcyr Carrasco para o elenco da novela.

Cláudio Corrêa e Castro estreou na televisão no fim da década de 60 em A Muralha (1968), novela da extinta TV Excelsior. Nos anos 70, se transferiu para a extinta TV Tupi, onde emendou trabalhos em novelas como Meu Pé de Laranja Lima (1970), Mulheres de Areia (1973) e O Profeta (1977).

A estreia na Globo aconteceu em Dancin’ Days (1978). Depois, fez vários trabalhos na emissora, como A Gata Comeu (1985), Vale Tudo (1988), Rainha da Sucata (1990), A Viagem (1994) — atualmente reprisada no Viva —, Força de Um Desejo (1999), Esperança (2002), entre outras.

Doente e sem dinheiro

Na época em que foi chamado para fazer Chocolate com Pimenta, o ator enfrentava uma fase difícil. Ela tinha se separado da esposa, Miriam, com quem foi casado durante 20 anos — o casal teve dois filhos.

A partir daí, vieram as dificuldades. Primeiro, ele precisou sair da casa luxuosa onde morava no bairro de São Francisco, em Niterói (RJ).

Sem dinheiro e com problemas de saúde, Cláudio Corrêa e Castro não viu outra saída a não ser ir morar no Retiro dos Artistas. A instituição acolhe artistas idosos que estejam em dificuldades financeiras sem ter onde morar.

“Tinha problemas pessoais graves e não tinha para onde ir. Precisava estar num lugar como o Retiro, onde eu não gastasse nada e cuidassem de mim”, disse.

Ator da Globo terminou a vida com medo das dívidas

Anjo Mau
Claudio Correa e Castro e Regina Dourado em Anjo Mau

Em entrevista à imprensa naquela época, o ator confirmou que passava por sérios problemas financeiros e que as dívidas eram um tormento.

“Sou péssimo administrador. Ganhei muito bem, mas não soube controlar meu dinheiro. Comprava tudo sem pensar. Nunca soube dizer não. As dívidas são as únicas coisas que me atormentam”, declarou.

Alívio com salário e morte após sucesso

Naquela época, Cláudio tinha contrato com a Globo, mas quando estava fora do ar recebia apenas metade do salário. Com a escalação para viver o Conde Klaus em Chocolate com Pimenta, ele passou a receber o salário integral.

Com o aumento dos ganhos vindos da Globo, o artista teve um alívio financeiro e conseguiu pagar seus tratamentos de saúde.

Depois do sucesso em Chocolate com Pimenta, Cláudio Corrêa e Castro fez uma participação em Senhora do Destino (2004) e esteve no Zorra Total (2004-2005).

O ator morreu no dia 16 de agosto de 2005, aos 77 anos. Ele faleceu vítima de falência múltipla de órgãos causada por complicações depois de uma cirurgia cardíaca de ponte de safena.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.