Falida, atriz da Globo surpreendeu ao pedir abrigo no Retiro dos Artistas

Marca da Globo e fachada do Retiro dos Artistas

Retiro dos Artistas

Uma das mais famosas estrelas do teatro de revista do Brasil, Nélia Paula migrou para a televisão, onde fez personagens de sucesso, e terminou seus dias no Retiro dos Artistas, após deixar a Escolinha do Professor Raimundo, comandada por Chico Anysio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atriz nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 26 de outubro de 1930. Veio para o Brasil ainda criança, quando sua família se estabeleceu em Niterói (RJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dona de belas pernas, trabalhou nas companhias de Carlos Machado, de Walter Pinto e fez dupla com Renata Fronzi em vários espetáculos.

Ida para a televisão

Com a decadência do teatro de revista, assim como outras estrelas, ela acabou se estabelecendo na televisão nos anos 1960. Na década seguinte, foi contratada pela Globo, participando de programas como Chico City, Brasil 78, Saudade Não Tem Idade e Sítio do Picapau Amarelo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Nas novelas, estreou em 1983, em Guerra dos Sexos. Depois, ainda esteve em Partido Alto (1984), Roque Santeiro (1985), Selva de Pedra (1986) e Carmem (1987), esta na Manchete.

Sucesso em Roque Santeiro

Ary Fontoura e Nélia Paula em Roque Santeiro

Na trama de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, ela viveu a vedete Amparito Hernandez, que integrava a equipe da boate de Matilde (Yoná Magalhães).

No passado, a veterana personagem teve um relacionamento com o prefeito de Asa Branca, Florindo Abelha (Ary Fontoura). Este foi o seu personagem mais famoso na televisão.

O que aconteceu com Nélia Paula?

Seu último trabalho foi na Escolinha do Professor Raimundo, da Globo, entre 1990 e 1993. No humorístico, viveu personagens como Amparito Pêra, Dona Clara e Dona Cora.

Após viver sozinha por 50 anos num apartamento em Copacabana, a atriz enfrentava problemas financeiros por falta de trabalho e surpreendeu ao se mudar para o Retiro dos Artistas, em 1994. Ela residiu na instituição por oito anos.

Nélia morreu em 8 de setembro de 2002, no Retiro dos Artistas, aos 71 anos. Ela foi vítima de um ataque cardíaco fulminante.

Autor(a):

Sair da versão mobile