Última novela da TV Tupi, Como Salvar Meu Casamento estreava em 26 de junho de 1979. A trama entrou no ar numa emissora já afundada numa crise financeira e de audiência, mas, surpreendentemente, caiu no gosto do público.

Nicette Bruno na série Mulher
Nicette Bruno na série Mulher

Porém, o espectador ficou frustrado quando a trama – escrita por Carlos Lombardi, Edy Lima e Ney Marcondes – saiu do ar faltando poucos capítulos para o fim. Como Salvar Seu Casamento foi exibida até 22 de fevereiro de 1980, saindo do ar faltando quatro semanas para seu fim.

Era a ruína da TV Tupi, que sairia do ar em definitivo em 18 de julho daquele mesmo ano. Tempos depois, Globo e SBT cogitaram refazer a novela – desta vez, com um fim.

Leia também: Insatisfeito: após Eliana, SBT pode perder mais um grande astro

Qual era a trama de Como Salvar Meu Casamento?

Como Salvar Meu Casamento girava em torno de Pedro (Adriano Reys) e Dorinha (Nicette Bruno), que estavam juntos havia 23 anos. A rotina acaba esfriando a relação, levando Pedro a se envolver com a independente Branca (Elaine Cristina).

Com isso, Pedro e Dorinha se separam, mas não conseguem encontrar novos caminhos longe um do outro. Ele acaba percebendo que Branca não possui as qualidades que ele admirava na esposa, enquanto ela não sabe como seguir sem o marido.

A novela estreou num momento em que a TV Tupi estava mergulhada numa grave crise financeira. Por isso, a produção era modesta, de baixo orçamento. Tanto que as externas eram gravadas nos arredores da emissora, enquanto cenas de casamento eram mostradas apenas do lado de fora da igreja, para economizar com decoração e figurantes.

Ainda assim, a novela emplacou. Como Salvar Meu Casamento estreou tímida, mas viu seus números subirem rapidamente. A trama chegou a alcançar audiência de dois dígitos, praticamente um milagre àquela altura do campeonato.

Leia também: Astro dos anos 90 morreu cedo após lutar contra excesso de peso

Por que Como Salvar Meu Casamento ficou sem final?

Nicette Bruno e Adriano Reys em Como Salvar Meu Casamento
Nicette Bruno e Adriano Reys em Como Salvar Meu Casamento

No dia 22 de fevereiro de 1980, Como Salvar Meu Casamento foi exibida pela última vez. No dia seguinte, a emissora, alegando “motivos de força maior”, reprisou o capítulo exibido na noite anterior. Já no outro dia, a novela foi substituída por um capítulo especial de O Profeta, trama de 1978.

Sem condições financeiras para concluir a obra, a Tupi interrompeu a produção e tirou a novela do ar. Na época, a autora Edy Lima não escondeu sua frustração, já que faltavam apenas 20 capítulos para o fim da novela.

“É inexplicável, estranhíssimo, que façam isso com uma novela que está no fim e fazendo sucesso. Em termos mais amplos, considero essa decisão uma coisa gravíssima para o artista brasileiro, especialmente vindo daquela que foi a pioneira da televisão no Brasil e que sempre apoiou a novela desde que ela existe em nossa TV. Em termos pessoais, é frustrante porque as pessoas se ligam ao trabalho que estão fazendo, apesar de serem simples empregados. Deve ter sido uma decisão repentina, tomada nos últimos dias. Substitui-las por enlatados e optar por produtos de baixa qualidade e alheios à nossa realidade”, disparou.

Depois disso, a revista Amiga revelou como seria o final da novela. Dorinha e Pedro ficariam juntos, enquanto Branca terminaria a novela sozinha.

Leia também: Antes de morrer, eterna Odete Roitman detonou remake de Vale Tudo: “Não tem elenco”

Globo e SBT disputaram remake

Curiosamente, nos anos 1990, Globo e SBT cogitaram fazer um remake de Como Salvar Meu Casamento. Segundo informações do jornal O Globo, em matéria de 19 de novembro de 1995, as duas emissoras disputavam os direitos do texto.

Em alta na Globo após o sucesso de Quatro por Quatro (1994), Carlos Lombardi recebeu da emissora a sugestão de atualizar a sinopse da trama. Enquanto isso, o SBT buscava um texto contemporâneo para dar sequência à sua faixa de novelas, até então restrita a tramas de época – Éramos Seis (1994), As Pupilas do Senhor Reitor (1994) e Sangue do Meu Sangue (1995).

Assim, o canal de Silvio Santos cogitou adquirir o roteiro original da novela para refazê-la. Porém, nenhum dos planos foi adiante e, até hoje, o público não viu o último capítulo de Como Salvar Meu Casamento.

Leia também

Clima pesado, discussões e intrigas: os bastidores da demissão de Ana Maria Braga

Humorista se foi seis meses após descobrir câncer terminal: “Livre da dor”

Falência e cassação: como foi o triste fim de três concorrentes da Globo

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor