Inovador, irreverente e marcante. Adjetivos que poderiam definir vários canais brasileiros e se enquadram perfeitamente no primeiro canal de vendas do país, o Shoptime.

Ciro Bottini
Reprodução / Record

Com o grupo controlador da marca em recuperação judicial, a TV especializada em vendas produtos ao vivo, sempre de forma popular e divertida, saiu do ar no dia 1º de junho. Ciro Bottini (foto acima), um dos principais rostos do canal, lamentou a situação.

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Apresentador lamenta

Apresentadores do Shoptime
Divulgação / Shoptime

O Shoptime saiu do ar nas parabólicas e TVs por assinaturas, permanecendo apenas nas plataformas digitais. Ciro Bottini, que por anos foi um dos principais e grandes nomes da emissora, falou sobre a sua triste extinção.

Após quase três décadas na empresa, ele, que tem a sua história praticamente confundida com a da estação, participou do lançamento do canal e ficou lá por 28 anos.

“Tenho um carinho enorme pela marca, pelo modelo e por tudo que fizemos. Fiquei lá por quase 30 anos. Foi totalmente disruptivo quando surgiu, não havia nada nem parecido. A gente criou do zero. Devo muito da minha trajetória profissional ao fato de ter trabalhado no Shoptime”, disse Bottini ao Natelinha.

Horas no ar

Apresentadores do Shoptime
Divulgação / Shoptime

Mesmo dedicada somente a vender, a emissora conseguiu contrariar a ideia preestabelecida de ser algo enfadonho, apresentando os produtos de maneira criativa a divertida. O próprio Ciro Bottini contou que se divertia trabalhando por lá.

“Ficava horas e horas no ar. Às vezes, ficava meia hora, 40 minutos vendendo o mesmo produto. No ponto eletrônico, falavam: ‘Está vendendo bem, fala mais’. Nós nos divertíamos muito fazendo o Shoptime”, confessou.

“Na época, CD era muito desejado, as pessoas amavam comprar. E eu vendia coletâneas, recebia artistas no estúdio, o pessoal tocava. Deu muito certo nos dez primeiros anos. Um canal de vendas tem tudo para ser chato, mas nós não deixávamos isso acontecer”, acredita.

Estado de choque

Viviane Romanelli
Divulgação / Band

Quem também se espantou e lamentou o encerramento da estação foi Viviane Romanelli (foto acima), apresentadora que se destacou por anos no Shoptime.

“Fiquei em estado de choque. Muito triste. São 27 anos de história. Fomos pioneiros em um canal de vendas na TV, que acabou se tornando um canal de entretenimento. É uma pena. Meu coração ficou partido”, disse ao mesmo portal.

“Fiquei somente 8 anos no Shoptime, depois fui para outros lugares. Estou há 16 no Rio de Prêmios da Record, e muitas pessoas ainda lembram de mim pela época do Shoptime”, discorreu.

Desde 1995 no ar, o Shoptime findou as suas transmissões início de junho, encerrando uma era importante da televisão brasileira.

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Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor