No início dos anos 1990, se você estivesse vendo um programa na televisão, com exceção da Rede Globo, era provável, especialmente no período noturno, que se deparasse com longos comerciais de produtos importados, como facas, meias-calças, óculos de sol e muito mais. Os itens eram comercializados no Brasil pelo Grupo Imagem, que usava o famoso telefone (011) 14-06 para efetuar as vendas e ocupava espaços de canais como SBT, Record, Band e Manchete.

Sonho de consumo de muitas famílias da época, o conjunto de facas Ginsu 2000 era o produto mais célebre da marca. No anúncio, que tinha dois minutos, eram cortados os mais variados alimentos e objetos, como peixes, frangos, perus, latas de refrigerante, canos e muito mais. As facas, de acordo com o locutor, nunca precisavam ser afiadas e tinham 52 anos de garantia.

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O comercial, que fez sucesso em vários países, foi criado nos Estados Unidos por Barry Blecher e Ed Valenti, comercializando milhões de facas. Eles são considerados os precursores dos canais de televendas norte-americanos e popularizaram o uso do cartão de crédito para vender esse tipo de produto. A mercadoria fez tanto sucesso que ainda é possível achar conjuntos dessas facas à venda pela internet.

Outro famoso item era o Ambervision, óculos de sol que prometia melhorar a visão ao bloquear os raios desfocados, além dos raios ultravioletas. Sem qualquer comprovação científica citada, o anúncio mostrava imagens dos efeitos do uso da mercadoria. Quem comprava uma unidade, ganhava outra de presente.

Já a incrível meia-calça Vivarina teria a vantagem de nunca desfiar. O segredo, um processo inédito de fios entrelaçados, era mostrado no comercial. A meia-calça era atacada com lixas, facas, tesouras e muito mais e continuava intacta, pelo menos no vídeo. O kit era vendido com quatro itens e o consumidor ganhava mais uma de graça.

Outras bugigangas trazidas pelo Grupo Imagem marcaram época: os travesseiros Contour Pillow, que garantiam uma excelente noite de sono; o ferro a vapor Frattina, que não precisava esquentar; a caneta Penalli Pen, que, além de escrever, servia para furar até latas de alumínio e muito mais; e o esfregão mágico que limpava qualquer sujeira, por mais impossível que fosse. Os produtos vêm com o selo “As seen on TV”, muito comum nas embalagens nos EUA até os dias de hoje.

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Os infomerciais eram tão famosos que deram origem às Organizações Tabajara, do Casseta & Planeta, Urgente!, que zombava dos anúncios com dublagem tosca e produtos milagrosos oferecendo as mais variadas tranqueiras com o slogan “seus problemas acabaram”. O título da “empresa” surgiu após um pedido do departamento comercial da Globo, que recomendou aos humoristas que não usassem os nomes verdadeiros dos produtos.

Mais recentemente, atravessando gerações, tanto as facas Ginsu como os óculos de sol Ambervision tiveram referências na abertura da novela Verão 90, da Globo.

Com o fim do Grupo Imagem, esses comerciais desapareceram no início dos anos 2000. Mas, atualmente, o que não faltam são opções de bugigangas nacionais ou importadas em horários comprados nos canais de televisão.

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Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor