A Viagem – Semana #12

• A trama de A Viagem avança. Téo é cada vez mais obsediado por Alexandre. Na semana que passou, em quase todas as suas cenas, Maurício Mattar fez caretas falando coisas desconexas, com uma sonoplastia contundente ao fundo. Alberto já está certo de que é Alexandre agindo sobre Téo.

• O casamento de Raul e Andreza piora. Ela agora briga com o marido e ele perde a paciência. A guerra contra Dona Guiomar está declarada. Um dos ganchos para semana que vem é que a família de Diná chegou à fazenda de Guiomar, mas Raul e Andreza ainda estão no Rio porque a velha senhora passou mal e ninguém na fazenda está sabendo.

• Enquanto isso, Diná vai se desvencilhando do sentimento de posse por Téo. Já está disposta a conceder-lhe o divórcio e sente que o comportamento dele não a afeta mais como antes. Estela lhe disse uma frase ótima, que a fez refletir: “Engraçado, não é Diná?! A minha situação é exatamente igual à do Téo. Talvez assim você possa ver como é que a gente se sente quando alguém nos nega o direto de ser feliz”.

E, assim, Diná sucumbe ao amor de Otávio. A cenas românticas do casal são puro deleite, bonitas e de bom gosto. O público adora. O amor idealizado entre pessoas belas e ricas é a fuga perfeita da realidade.

• Os fenômenos paranormais continuam. Desta vez a moto de Tato ligou e andou sozinha, da mesma forma que o carro em que Téo e Lisa estavam correu para o precipício (gancho para o capítulo da nova semana). Engraçado que Téo puxa o freio, mas o carro não para.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


• Na semana que passou, novos atores entraram para o elenco fixo. Myrian Pérsia e Leonardo José são Salomé e Hélio, respectivamente mãe e tio de Sofia (Roberta Índio do Brasil), que chegam à pensão de Cininha para tratar do imbróglio do pai do filho que a garota espera.

• Outro personagem novo é Tonho (Jorge Pontual), irmão de Zulmira, do núcleo da fazenda de Dona Guiomar. Margarida, empregada da fazenda, gosta dele, mas Maria, babá de Patty, já babou quando o viu.

• A seguidora Ivna Machado me chamou a atenção para uma cena curiosa no capítulo de quarta-feira. Téo está na casa de Diná visitando a filha. Patty pergunta: “Quando é o aniversário da Peta?” e ele responde “Só no ano que vem!“. A menina se referia a Petra, filha recém-nascida de Maurício Mattar. Não se sabe se foi um caco involuntário da pequena Viviane Pinheiro (a Patty), ou se as falas estavam mesmo no roteiro. Seja como for, achei fofo a cena ter ido ao ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

• Aliás, em 2006, por ocasião da segunda reprise de A Viagem, no Vale a Pena Ver de Novo, o Vídeo Show promoveu o reencontro de Maurício Mattar e Viviane Pinheiro, pai e filha na novela, 22 anos depois. Viviane revelou que adorava Maurício, que ele era o seu preferido, e que, após a novela, a menina, com saudade, pedia para sua mãe ligar para o ator.

• “A Sônia voltou!“, disse Téo quando entrou na casa de Diná. Era a empregada que aparecia no início da novela e depois foi substituída por outras de quem Dona Maroca vivia reclamando. A atriz é Edwiges Gama, que participou de várias novelas, sempre em papeis pequenos.

SOBRE O AUTOR
Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira.

SOBRE A COLUNA
Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor