A reprise de Senhora do Destino (2004) no Canal Viva deu ao público a possibilidade de rever Maria Gladys, em uma breve participação. A veterana, de 83 anos, está longe da TV desde que concluiu sua passagem pela série Pé na Cova, em 2016.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No primeiro semestre de 2020, a atriz concedeu uma entrevista ao jornal Extra na qual revelou seu paradeiro. Reclusa no interior de Minas Gerais, Maria fez outras confidências, como a paixão por cerveja e maconha.
Ela também contou que periodicamente enfrenta dificuldades financeiras e conta com a ajuda de vaquinhas feitas por colegas para sobreviver.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Sou boêmia”
Na época, Maria Gladys contou que estava instalada, há tempos, numa propriedade rural adquirida pela filha em Santa Rita de Jacutinga, Minas Gerais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Sou boêmia, mulher de bar, de balcão, de chope. Adoro os bares do Leblon [bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro], mas eu vim pra cá e fui me acostumando com o silêncio daqui. Sempre morei pagando aluguel, e uma atriz que paga aluguel, é f#da, porque a gente não tem trabalho o tempo todo. Quando eu morava no Rio, eu tinha que correr para pedir trabalho para pagar o aluguel. Aqui não tenho preocupação de aluguel. Vivo cercada de montanhas, frutas. É lindo”, relatou.
“Aqui eu tomo minha cerveja, fumo minha maconha, porque eu sou da geração de Woodstock, sabe? Fui hippie, me exilei em Londres, por isso tenho a minha filha inglesa e a minha neta que nasceu lá e é atriz, a Mia Goth. E maconha acalma”, completou a artista.
Namorada do Rei
As histórias curiosas em torno de Maria Gladys envolvem também a relação com o cantor Roberto Carlos.
“Fomos namoradinhos na adolescência. Fui apaixonada por ele. Foi tão bom, éramos jovens, tínhamos 16, 17 anos. Na época, ele estava começando e a gente fazia um programa na TV Tupi. Quando ele estourou mesmo, eu não era mais namorada dele”, rememorou, na entrevista ao Extra.
Em 2021, ela voltou a falar sobre o namoro em matéria para o programa A Noite é Nossa, da Record. Maria confidenciou que desprezava o Rei, na juventude.
“Eu só queria saber de teatro”, declarou.
“Vira e mexe estou dura”
Maria Gladys, após sucessos no cinema, estreou como atriz de televisão em 1979, numa participação na série Plantão de Polícia. A primeira novela foi Brilhante (1981), de Gilberto Braga, que também lhe deu sua personagem de maior sucesso: Lucimar, a doméstica desbocada que circulava por praticamente todos os núcleos de Vale Tudo (1988).
Outro parceiro recorrente foi Miguel Falabella. Após dividir com ele o set da minissérie As Noivas de Copacabana (1992), Maria foi convidada para as novelas Salsa e Merengue (1996), A Lua me Disse (2005), Negócio da China (2008) e Aquele Beijo (2011), todas assinadas por Miguel. O último trabalho dela, até o momento, foi o filme Me Tira da Mira, lançado em 2022.
Há três anos, Maria Gladys contava com uma aposentadoria da Globo, conforme confidenciou ao Extra.
“Vira e mexe estou dura, aí tem sempre um amigo que ajuda, que quer fazer uma vaquinha…”, salientou.
Sobre esse tema, ela se assustou com a repercussão de um post que um amigo fez pedindo ajuda financeira para a atriz, há alguns anos. Ela fez questão de dizer que, apesar das dificuldades financeiras, não passa fome.
“Fiquei tão impressionada com essa repercussão, achei tão esquisito tudo isso. Estou dura, dura, mas não sem comida, apenas com pouco dinheiro. Nunca guardei dinheiro”, explicou em entrevista ao UOL.
No último mês de agosto, ela anunciou que voltou a morar no Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades na telinha.