Em Família, malsucedida novela de Manoel Carlos exibida em 2014, tinha um núcleo que contava com a participação de diversos artistas idosos. O lar de velhinhos da novela era chefiado por Miss Lauren (Betty Gofman, na foto abaixo, que recentemente esteve no ar em Travessia), cuja conduta rígida implicava em maus-tratos aos institucionalizados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Personagem de Betty Goffman comandava o asilo na novela Em Família
Uma veterana atriz, que já havia participado de diversas novelas da emissora e se mudou para o Retiro dos Artistas, acabou sendo uma das recrutadas pela produção da trama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bisneta do escritor Bernardo Guimarães – autor do romance A Escrava Isaura, que inspirou novelas na Globo e na Record –, Isabel Teresa (foto abaixo) foi uma atriz de novelas que, no fim da vida, contou com o auxílio do Retiro dos Artistas.
Isabel Teresa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Nascida em 20 de abril de 1926, no Rio de Janeiro, Isabel estreou no teatro na década de 1950. Ela integrou o Grupo Teatro dos Sete, sob direção de Sérgio Britto. O êxito no palco levou a artista para a TV.
Após teleteatros na TV Rio e na TV Tupi, incluindo as peças infantis do Teatrinho Troll que lhe renderam o prêmio de Atriz Revelação em 1958, Isabel Teresa passou para as novelas com A Morta Sem Espelho (1963, TV Rio).
O título em questão contava com autoria de Nelson Rodrigues, direção de Sérgio Britto e participações de Fernanda Montenegro, Francisco Cuoco, Ítalo Rossi, Paulo Gracindo e Zilka Salaberry.
Passagem pela Globo
No ano seguinte, Isabel atuou ao lado do então marido Carlos Alberto em O Desconhecido. Os dois passaram apenas um ano casados. Em 1970, ela marcou presença em E Nós, Aonde Vamos?, último folhetim de Glória Magadan no Brasil.
Isabel Teresa esteve ainda em O Cafona (1971) e O Rebu (1974), da Globo, e Tempo de Viver (1972), na Tupi. Ela se ausentou do vídeo nos anos seguintes, até ser recrutada para uma participação em Corpo Santo (1987), da Manchete.
A atriz, que também trabalhou com publicidade, foi morar no Retiro dos Artistas em 2008. Por conta de um núcleo de Em Família (2014) ambientado em uma casa de repouso, o diretor artístico Jayme Monjardim foi até à instituição em busca de figurantes.
Volta ao estúdio como figurante
Célia Azevedo
A veterana foi uma das recrutadas pela produção da novela. Na época, Isabel já lutava contra o Alzheimer e um câncer no intestino. Ela comentou em entrevista ao jornal Extra, em fevereiro de 2014, que passada o dia vendo TV porque não tinha “nada pra fazer”.
Em Família contou com outros nomes do Retiro, como o ator Arthur Maia, as atrizes Célia Azevedo (foto acima) e Maria Alice, o câmera-man Evandro Rodrigues, o integrante do grupo Revela Samba Jupiracy Lopes, a vedete Saluquia Rentini, o contra-regra do Teatro Municipal Waldir da Cunha e Vera Moraes, sobrinha de atriz Dulcina de Moraes.
Isabel Teresa faleceu em 29 de julho de 2019, aos 93 anos, por conta do Alzheimer e do câncer no intestino. Ela deixou um filho, Sandro, que reside há muitos anos nos Estados Unidos. O rapaz é fruto do seu primeiro matrimônio, com o engenheiro italiano Roberto Timarco.