André Gonçalves foi um dos galãs da TV brasileira na década de 1990. Ele fez grande sucesso em A Próxima Vítima (1995), dando vida ao personagem Sandrinho. Também atuou em Salsa e Merengue (1996), Era uma Vez…(1998) e A Muralha (2000), entre outras produções.

André Gonçalves e Danielle Winitz

Ao longo de sua carreira, ele foi notícia na imprensa por algumas polêmicas, como o dia em que tentou beijar Pelé na boca ou quando arrumou uma grande confusão dentro do avião. Além disso, os casos amorosos e os atrasos na pensão também se tornaram destaque nos jornais e revistas.

O ator deve mais de R$ 450 mil de pensão alimentícia para as suas filhas Valentina Benini e Manuela Seiblitz, frutos dos relacionamentos com a jornalista Cynthia Benini e a atriz Tereza Seiblitz. Por conta disso, ele chegou a ser preso e passou uma noite na cadeia em julho de 2022. O ator foi condenado a prisão domiciliar por 60 dias.

“Então eu decidi parar, vou parar e encerrar a carreira. Eu não sei o que vai acontecer, sabe? Eu não vou suportar ser preso. Encerrando eu dou um novo passo na minha vida. Eu posso construir uma nova história. Não aguento mais tanta pressão por dinheiro. Eu venho com isso há cinco anos. Achando que todo dia vai ter um oficial de Justiça na minha porta, me acordando às 5h da manhã, de sobressalto. Há cinco anos eu vivo isso”, declarou o ator ao jornal O Globo.

Prisão domiciliar e falta de trabalho

André Gonçalves

Casado com a atriz Danielle Winits, André Gonçalves alegou que, por conta desse episódio, ele perdeu dois trabalhos – uma peça de teatro e a série Impuros, do Star+.

“Por conta do que aconteceu, ele não vai mais poder fazer o trabalho. Só se a Justiça entender que, para pagar a pensão, ele terá que voltar a trabalhar. Acredito que ele esteja tentando isso com os advogados. Preso em casa é que ele não vai conseguir pagar. Em casa, ele tem que pedir dinheiro emprestado, e a dívida só aumenta”, falou Marcello Gonçalves, irmão de André, à coluna de Patrícia Kogut.

Com uma tornozeleira eletrônica, o ator não pode participar da peça que Marcello estava montando. Para ajudar o irmão, ele prometeu repassar a porcentagem da bilheteria para o necessário pagamento da pensão.

Sem chance para acordos

Em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, Marcello afirmou que o irmão errou, mas quem também faltou comunicação entre as ex-mulheres.

“Isso não tira a responsabilidade dele, não tira o erro dele, mas também não tira a falta de comunicação, de empatia da parte delas. Meu irmão acabou de vender a moto para pagar a dívida, tentou pegar empréstimo no banco, mas não conseguiu”, disse.

Ele ainda relatou a tentativa de acordo para que toda a dívida fosse quitada. As duas partes não concordaram.

“Ele propôs pagar, se não me engano, R$ 1,5 mil para cada uma por mês, porque ele estava com a peça para estrear em setembro, que não vai mais estrear. Aí, ele daria uma porcentagem da bilheteria para elas. Ou seja, ia pagar parcelado, e elas não aceitaram. Então, não há o que fazer”, afirmou.

Ajuda financeira da esposa

André Gonçalves e Danielle Winits

Na entrevista, Marcello disse que André passava por uma grande crise financeira, sendo sustentado pela esposa, Danielle Winits:

“A Dani é a principal parceira dele. Sempre foi, nos últimos sete, oito anos. É o braço direito, o coração dele, está dando total apoio”.

As duas filhas do ator não quiseram falar sobre o assunto. Mas, em janeiro de 2022, Manuela Seiblitz fez um post no Instagram desabafando sobre sua relação com o pai.

“Minha mãe me botou no mundo, o outro se atrasou para o parto e não me viu chegar. Tive meu primeiro ralado no joelho sem ele. Todas as apresentações de escola e de teatro sem ele. Minha primeira medalha na natação sem ele. Aprendi a andar de bicicleta sem ele. Aos pais do mundo: sempre há tempo. E não há nada que ele possa me ensinar sobre como amar meus futuros filhos. Enquanto se está vivo, há tempo. Não percam a gigante oportunidade de conhecer os filhos de vocês”, escreveu.

Em setembro, André chegou a um acordo com Manuela. O compromisso para a quitação da dívida envolveu um vídeo no qual ele se retratou após declarações polêmicas sobre a filha.

“Declaro ainda que Manuela nunca tentou me prender, como eu disse em uma entrevista no YouTube em dezembro de 2021. Manuela inclusive propôs um acordo para que eu não fosse preso em 2020. Eu aceitei, mas acabei não cumprindo”, admitiu.

A dívida com Valentina segue em aberto. Gonçalves, cabe lembrar, candidatou-se a deputado estadual pelo Rio de Janeiro nas eleições de outubro, mas não se elegeu.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor