Norton Nascimento nasceu em Belém (PA), em 1962. Mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como jogador profissional, deu aulas de basquete e chegou a fazer faculdade de educação física, porém não concluiu o curso.

Norton Nascimento - A próxima vítima

Sua carreira como ator começou em 1981, na novela Os Imigrantes, da Bandeirantes. Porém seus primeiros destaques na telinha foram a minissérie Agosto, da Globo, quando interpretou Chicão, e a novela Fera Ferida, no papel de Wotan. Ambas as produções são de 1993.

Ainda na emissora carioca, fez participações em De Corpo e Alma (1992), A Próxima Vítima (1995), O Fim do Mundo (1996) e Filhas da Mãe (2001), além da minissérie Chiquinha Gonzaga (1999). Sua última novela na Globo foi A Padroeira (2001).

Norton Nascimento e Carlos Alberto Riccelli - Chiquinha Gonzaga

No cinema, atuou em Carlota Joaquina – Princesa do Brasil (1995), onde interpretou Fernando Leão, além de outros três filmes, Drama Urbano (1998), Até que a Vida nos Separe (1999) e Araguaia – A Conspiração do Silêncio (2004).

Seu último trabalho na televisão foi no SBT, em 2007, na novela Maria Esperança, na qual interpretou o personagem Bento Nocaute.

Transplante de coração

Mila Moreira e Norton Nascimento em A Próxima Vítima

Norton Nascimento se submeteu a um transplante de coração em 2003 para correção de um aneurisma da aorta, um problema congênito, permanecendo um total de 53 dias internado.

Ele recebeu o órgão do médico carioca Ricardo Veiga Oliveira, morto num acidente de carro.

O ator contou, em entrevista na época, que, entre remédios e vitaminas, tomava 12 pílulas ao acordar, 12 ao dormir e três de tarde.

Após o transplante, passou a se dedicar a atividades em prol de entidades assistenciais e a campanhas de doação de órgãos.

Morte

Norton Nascimento

Norton se converteu à igreja evangélica Renascer em Cristo à época da operação e abandonou cigarro e álcool.

O ator estava no SBT quando se sentiu mal e foi levado ao hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP).

Ele morreu precocemente, com apenas 45 anos, em 21 de dezembro de 2007, em razão de parada cardíaca provocada por infecção pulmonar.

Sua primeira esposa foi Rosana Maria Milani, com quem teve três filhos, Luana, Lucas e Yasmin. Na ocasião de sua morte, estava casado com a atriz Kelly Cândia.

Compartilhar.

Redatora web que transforma palavras em histórias fascinantes sobre o universo televisivo. Com essa paixão pela televisão, mergulho nas telas para trazer aos leitores um olhar único sobre os programas, séries e celebridades que povoam o mundo da TV. Com uma escrita envolvente e repleta de insights, guio os leitores por tramas cativantes, momentos emocionantes e curiosidades dos bastidores.