Quem acompanhou a Escolinha do Professor Raimundo na década de 1990 se lembra de vários personagens que marcaram a nossa memória, como Dona Cacilda (Cláudia Jimenez), Seu Peru (Orlando Drummond), Dona Bela (Zezé Macedo), Catifunda (Zilda Cardoso) e Rolando Lero (Rogério Cardoso), entre outros.

Escolinha do Professor Raimundo

Além desses, o malandro Armando Volta, interpretado por David Pinheiro, fez enorme sucesso.

O ator começou a sua carreia em 1977, vivendo um Cigano em Sinhazinha Flô, trama de Lafayette Galvão. Trabalhou em Água Viva (1980), Sétimo Sentido (1982), A Gata Comeu (1985), O Tempo e o Vento (1985) e Sassaricando (1987).

Mas o sucesso mesmo veio em 1990, com Armando Volta, que sempre levava um presente para o Professor Raimundo, conseguia uma boa dica e ganhava nota 10. O bordão “Sambarilove” caiu no gosto popular.

“O Rogério Cardoso quis sair e, de certa forma, precisavam ocupar o espaço dele. Eu já trabalhava no Chico Anysio Show, daí surgiu o convite. Mas, no final, nem ele saiu e eu cresci. Deu tudo certo”, contou o artista ao Gshow em 2015.

Outros trabalhos

Escolinha do Professor Raimundo

Depois de anos de sucesso na Escolinha, David fez parte da série Caça Talentos, exibido dentro do Angel Mix, em 1998. No ano seguinte, foi convidado para integrar o elenco da Escolinha do Barulho, exibido pela Record.

A produção trouxe de volta vários personagens da Escolinha do Professor Raimundo, incluindo Armando Volta. Em 2003, ele voltou para a Globo, para fazer parte do elenco do Zorra Total.

David Pinheiro

Em 2016, David voltou a mostrar seu talento para a atuação quando viveu o inspetor Idelfonso Beltrão em Malhação: Seu Lugar No Mundo (2015).

“Eu nunca fui tão feliz depois da Escolinha. Malhação é moderna. Todo mundo que fica um pouco mais velho não deveria perder o contato com pessoas mais novas. E a gente, mais experiente, pode passar uma visão amadurecida das coisas para eles”, disse, em entrevista ao Extra.

Finda a temporada da novelinha e de participar de alguns humorísticos, como Xilindró, David acabando ficando fora do ar para enfrentar problemas de saúde.

Em 2019, ele fez uma participação especial na nova versão da Escolinha, revivendo seu eterno personagem.

Recuperação

David Pinheiro

Em entrevista ao Domingo Espetacular, em 2020, o ator revelou que se recuperava de uma doença grave.

“Eu contraí uma hepatite C e era controlado pelos médicos, ia cuidando, mas bebia muita cerveja. E isso não estava legal. Eu tive uma gastroenterite aguda muito violenta, fiquei internado, e chegaram a dizer que eu tinha morrido. Mas passou”, contou.

Atualmente com 73 anos, ele ressaltou que mantém a saúde em dia com aulas de dança.

“Tenho mais ou menos 50 de carreira. Eu acredito na alegria, eu acho que o maior dom que Deus deu ao homem é a alegria. Por isso devemos nos alegrar o tempo todo, mesmo diante das dificuldades. Minha vida é uma maravilha”, concluiu.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor