Etevaldo, Vô Orlando e muito mais: artistas de programas clássicos da Cultura que já morreram
25/11/2016 às 14h00
Wagner Bello
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator vivia o extraterrestre Etevaldo no infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Vítima do vírus HIV, ele faleceu aos 34 anos, em 12 de agosto de 1994, poucos meses após a estreia do programa. Para concluir a história do personagem, a atriz Siomara Schoröder foi escalada como Etecetera, irmã de Etevaldo. No 88º episódio (o antepenúltimo da série), a extraterrestre afirmava que seu irmão agora brincava nas estrelas. De acordo com a atriz, em entrevista concedida à revista Quem, na época o fato não foi divulgado: “tentaram esconder a notícia, não sei se por conta do tabu que era a Aids e o homossexualismo, ou para não desiludir as crianças”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gianfrancesco Guarnieri
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Consagrado na TV, no cinema e no teatro, o veterano viveu Seu Orlando, avô de Lucas Silva e Silva em Mundo da Lua. Faleceu vitimado por insuficiência renal crônica, aos 71 anos, em 22 de julho de 2006.
Cláudio Chakmati
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais um integrante do Castelo Rá-Tim-Bum que já faleceu. Tendo passado por outros programas da Cultura, como Bambalalão e Rá Tim Bum, ele manipulava os bonecos Mau e Porteiro no infantil. Faleceu aos 31 anos, em 9 de fevereiro de 1997, após uma parada cardíaca durante uma visita à Tailândia. Segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo, publicada em 21 de fevereiro do mesmo ano, a morte supostamente teria ocorrido em decorrência de uma overdose de heroína.
Gérson de Abreu
Primeiro apresentador do X-Tudo, Gérson também atuou em outras atrações da emissora, como É Proibido Colar, Bambalalão e Castelo Rá-Tim-Bum, onde manipulava o personagem Flap. Faleceu em 18 de julho de 2002, aos 37 anos, vítima de um infarte.
Márcio Ribeiro
Substituto de Gérson no X-Tudo, Márcio particiou também do Rá-Tim-Bum. Tendo se destacado nos anos 2000 como comediante stand-up, faleceu em 29 de maio de 2013, aos 49 anos, vítima de complicações cardíacas.
Veja também: Episódios perdidos e exibição na Globo substituindo Xuxa: os segredos da série Mundo da Lua
Veja também: Gérson de Abreu, Fernanda Souza e o boneco X: 20 curiosidades para relembrar o X-Tudo
Veja também: Relembre a história de Kevin Arnold: os segredos da série Anos Incríveis