Renato Aragão foi contratado da Globo por longos 44 anos, parceria que rendeu atrações memoráveis, além de diversos especiais. O humorista deixou a emissora em 2020 em meio ao processo de reestruturação da empresa, que acabou com os altos salários e contratos fixos.

Renato Aragão (Didi)
Renato Aragão, o Didi (Reprodução / YouTube)

Porém, se tivesse dependido do artista, essa estrada de sucesso teria sido interrompida bem antes, nos anos 1990.

Insatisfeito, Aragão disse a quem quisesse ouvir que a atração que dividia com Dedé Santana e Mussum era preterida na estação, padecendo de divulgação. Ele ainda chegou a colocar a faixa horária do programa à disposição da alta cúpula para usá-la com outros títulos.

“Esses puxa-sacos e terroristas estão interessados é no horário do programa, por isso o coloquei à disposição. Durante a programação da Globo, você só vê chamada para ‘Os Trapalhões’ se acordar de madrugada”, disse o líder da trupe à Folha de S. Paulo em 1992.

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Quase foi embora

Os Trapalhões
Divulgação / Globo

Segundo a publicação, o comediante estava disposto a seguir novos rumos e deixar o canal carioca.

Na época, Boni negou qualquer insatisfação com o programa e ainda falou em encomendar um novo projeto, que seria derivado do humorístico.

“Estamos pensando em algo para o fim da tarde”, afirmou Renato se referindo ao quadro Vila Vintém.

Porém, o projeto que seria o escolhido para virar atração solo não saiu do papel.

Ainda irritado com as especulações, Renato Aragão afirmou na entrevista que poderia deixar a casa nos próximos meses.

“Caso haja problemas, pago a multa da rescisão do contrato e vou embora. Eles podem fazer o mesmo se estiverem insatisfeitos”, declarou. “Mas minha intenção é comemorar 30 anos de ‘Os Trapalhões’ na Globo. Ainda faltam três anos, mas a gente chega lá”, completou o humorista.

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Quase saiu de novo

Ainda em 1993, Renato Aragão recebeu uma proposta do SBT, que estaria interessado em levá-los para o seu cast via Carlos Alberto de Nóbrega.

Optando por ficar, o produto, que enfrentava uma crise desde a morte de Zacarias, em 1990, passou por outro baque perdendo Mussum, em 1994.

Com o quarteto virando uma dupla, o programa deixou de ter novos episódios e passou a reprisar grandes momentos dos quatro juntos, perdendo ainda mais ibope e espaço.

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Sem comemorações

Aventuras do Didi
Aventuras do Didi (Reprodução / Globo)

A tão sonhada comemoração de três décadas no ar acabou não acontecendo, já que a atração permaneceu na grade apenas até agosto de 1995, deixando de ser produzida a pedido do próprio intérprete do Didi, depois de 29 anos.

O próprio justificou ao O Globo naquele mesmo ano que o fim da comédia aconteceu da necessidade de filmar especiais de fim de ano a pedido da direção do canal. Ele alegou, ainda, que gravar Os Trapalhões ao mesmo tempo atrapalharia os novos projetos.

Na geladeira e reclamando que “não aguentava mais fazer apenas especiais”, Renato Aragão cogitou deixar a emissora uma vez mais. Porém, com a estreia de A Turma do Didi, em 1998, o humorista acabou permanecendo no canal.

O dominical durou até 2010, quando foi substituído pelas Aventuras do Didi, que ficou no ar até 2013.

Saiu de vez

Lilian e Renato Aragão
Lilian e Renato Aragão (Reprodução / Facebook)

Em 2020, o próprio Renato Aragão anunciou o fim de seu vínculo com a Globo após mais de quatro décadas. Atualmente, aos 88 anos, ele está aposentado da televisão e vive uma fase complicada de saúde.

“Minha grande parceira durante esses anos foi a Rede Globo, que me acostumei a chamar de minha casa. Mas diante a esses novos tempos e políticas internas de contratação, vamos iniciar uma nova fase e trabalhos pontuais”, disse se referindo a acordos por obras, porém, não voltaria mais à emissora.

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Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor