Estupro de Alcides corrige falhas da primeira versão de Pantanal

28/09/2022 às 12h45

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das sequências mais marcantes da primeira versão de Pantanal (1990), a castração de Alcides (Angelo Antonio) por Tenório (Antonio Petrin) era um dos momentos mais aguardados do remake da Globo. Na nova interpretação, a violência cometida pelo grileiro contra o amante de sua esposa foi atualizada, mas manteve intacta toda a tensão da cena em si e toda a intenção do ato. As mudanças realizadas no texto e direção foram certeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao contrário do que foi visto na produção da Manchete, a versão da Globo apostou mais no suspense e na sugestão. Em cena, Tenório, Alcides e Maria Bruaca traduziram em atos e gestos todo o horror da violência que a vingança do vilão provocou. Murilo Benício, Juliano Cazarré e Isabel Teixeira entregaram uma sequência de puro terror.

A opção por colocar Tenório e Alcides numa tapera isolada, enquanto Maria apenas ouvia de fora tudo o que se passava serviu não apenas para evitar uma cena desnecessariamente explícita, mas também para colocar o espectador naquele lugar. O desespero de Maria Bruaca diante da escuridão do lugar e sua reação a cada grito de Alcides deixava claro o que estava acontecendo, sem precisar mostrar nada. Quem estava assistindo à cena, então, sentiu o mesmo que Maria sentia enquanto tentava ver o que se passava.

LEIA TAMBÉM:

O que Tenório fez com Alcides?

Tenório - Pantanal

Os diálogos dos personagens deixaram implícito que houve uma violência sexual, e não uma castração, como aconteceu originalmente. A mudança fez sentido dentro deste novo contexto e não alterou em nada a intenção da cena. Afinal, a ideia de Tenório era justamente ferir a masculinidade de Alcides, deixando-o vulnerável. Isso se manteve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todo o sangue mostrado na primeira versão não fez a menor falta aqui. Ao optar pela sugestão, a direção de Pantanal construiu uma sequência tão tensa e angustiante quanto a cena original. Foi um momento chocante. A representação cumpriu sua missão dentro da trama criada por Benedito Ruy Barbosa.

Consequências

Pantanal - Tenório

As consequências da vingança de Tenório contra Alcides também permanecerão as mesmas. Alcides entrará em choque e se sentirá “menos homem” após tudo o que aconteceu. Será o apoio de Maria e do amigo Zaquieu (Silvero Pereira), que deve ajudá-lo a superar tamanho trauma.

Além disso, a violência de Tenório terá troco. Alcides vai buscar cumprir a promessa de matar o inimigo, preparando para ele uma emboscada fatal. O vilão deve perder a vida ao ser puxado para o rio por uma sucuri, logo após Alcides acertá-lo com sua zagaia. Tenório será devorado pelas piranhas. Depois disso, o final feliz de Alcides com Maria será mais crível na segunda versão, já que não houve castração.

Pantanal - Isabel Teixeira

Ou seja, toda a reinvenção desta trama envolvendo Tenório, Alcides e Maria Bruaca foi muito bem atualizada por Bruno Luperi. O autor da adaptação conseguiu ser fiel ao texto do avô e, ao mesmo tempo, eliminar os furos do roteiro original.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.