André Santana

Uma das cenas mais esperadas do remake de Pantanal, a castração de Alcides (Juliano Cazarré) foi modificada pelo autor Bruno Luperi, que atualiza o texto original de Benedito Ruy Barbosa. A sequência deve apenas sugerir um ato de grande violência, mas, mais adiante, Alcides confessará que foi estuprado por Tenório (Murilo Benício).

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A cena da vingança de Tenório contra a esposa e seu amante mostrará o vilão carregando Alcides até um quartinho, enquanto Maria tenta ver o que acontece do lado de fora. Será mostrado o olhar de pavor dela, enquanto os gritos de Alcides ecoarão pela fazenda. Mais tarde, quando Tenório vai embora, Maria entra no quartinho e encontra o amante ensanguentado.

Alcides não contará o que aconteceu, mas passará a sofrer com as graves consequências psicológicas do ato. Se sentindo “menos homem”, ele pede que Maria siga sua vida, já que ele não terá mais condições de satisfazê-la. Será Zaquieu (Silvero Pereira) quem ajudará o amigo a se livrar do trauma.

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“Você precisa falar com alguém, ou essa sua raiva vai te consumir para o resto da vida!”, aconselha o ex-mordomo. “Não quero que ninguém saiba disso nunca! Vou levar o que aconteceu e o maldito que fez aquilo comigo… Eu só não sei como”, responde Alcides.

“Você foi vítima de uma violência horrenda”, insiste Zaquieu, mas Alcides se mostra inconsolável. “O maldito devia de ter me matado. Me deixar vivo foi a maior maldade que ele me fez”, conclui o peão.

Correção

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Com o estupro de Alcides, Bruno Luperi corrige uma história que havia ficado muito mal explicada na primeira versão de Pantanal. Na trama da Manchete, a sequência em que Tenório (Antonio Petrin) se vinga de Alcides (Angelo Antonio) deixa claro que o vilão castra o inimigo.

No entanto, o clamor do público por um final feliz entre Alcides e Maria Bruaca (Angela Leal) fez com que Benedito Ruy Barbosa alterasse seus planos. O próprio Angelo Antonio revelou que houve uma mudança na violência sofrida por seu personagem, quando foi perguntado pelo jornal Extra se ele achava que a cena da castração deveria ser mantida no remake.

“Eu achava que seria legal ter de novo [a cena da castração] porque mostra quem é o Tenório cada vez mais, valoriza o vilão que ele é. Ao mesmo tempo, na época foi uma comoção muito grande. Benedito teve que reescrever ali, falar que não castrou direito, que ainda daria certo ele com a Bruaca porque teve uma manifestação grande pelos dois”, explicou.

Violência é mantida

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Assim, ao “substituir” a castração pelo estupro, Bruno Luperi consegue manter as mesmas consequências psicológicas que o ato causará em Alcides, deixando os rumos do personagem praticamente intactos.

Mas, ao mesmo tempo, o novo autor consegue abrir a possibilidade para que Alcides vença seu trauma e, no fim da história, retome seu relacionamento com Maria Bruaca, garantindo o final feliz dos personagens.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor