Eliana deixa o SBT no final de junho, encerrando sua segunda passagem pela emissora. A estrela sai da estação de Silvio Santos em “comum acordo” e sua despedida será marcada por muitas homenagens.

Angélica e Eliana no Rio de Janeiro
Angélica e Eliana no Rio de Janeiro

Curiosamente, o SBT não fez nenhuma contra-proposta a Eliana quando a apresentadora avisou que queria sair da emissora. Bem diferente de outros tempos, quando o canal entraria na briga para mantê-la em seu cast, considerando a importância de seu programa dominical para a programação.

Tanto que, anos atrás, Silvio Santos chegou a oferecer um contrato em branco para uma colega de Eliana. Angélica, na época a grande estrela da TV Manchete, foi disputada a peso de ouro.

Estrela disputada

Antes de Eliana aparecer como apresentadora infantil no SBT, a emissora de Silvio Santos estava de olho em outra loirinha para transformá-la na estrela de sua programação voltada para os pequenos. Angélica, que fazia sucesso na TV Manchete, entrou na mira do dono do SBT.

Em outubro de 1988, quando já fazia sucesso à frente do Clube da Criança no canal de Adolpho Bloch, Angélica foi cortejada pelo SBT, que tentou a todo custo tirá-la da Manchete. Em 30 de outubro daquele ano, o jornal Folha de S. Paulo deu detalhes das negociações.

“Na segunda à noite, os diretores da rede carioca se tranquilizaram. Angélica disse o ‘fico’ e encerrou uma negociação que mobilizou o próprio Silvio Santos e o superintendente das Empresas Bloch, Pedro Jack Kapeller, o Jaquito”, destacou a reportagem.

“Adorei o convite. Fiquei lisonjeada, mas tinha um contrato na Manchete, que foi a emissora que abriu as portas para mim. Dinheiro é bom, mas não é tudo”, declarou Angélica ao jornal, na mesma ocasião.

Contrato em branco

Angélica e Silvio Santos
Angélica e Silvio Santos

Na época, Paulo Ricardo Cunha, que era empresário de Angélica, revelou que, para a artista, não seria interessante se mudar para o SBT naquele momento. Isso porque ela era a grande estrela da Manchete e, no SBT, dividiria as atenções com outros apresentadores, como Mara Maravilha.

“Angélica sairia da Manchete para ir para a Globo”, declarou Cunha.

O empresário revelou ainda que Silvio Santos estava “maluco” para contratar Angélica e até teria oferecido um contrato em branco para a jovem apresentadora. Além disso, o empresário acenou com 50 milhões de cruzeiros de luvas.

Porém, Luciano Callegari, na época superintendente artístico-operacional do SBT, disse que “o empresário exagerou um pouquinho a respeito da proposta”. De acordo com Callegari, o dono do SBT afirmou que não importava o valor que Angélica ganhasse, queria que ela fosse falar com ele.

“Não ficamos frustrados com o resultado das negociações, mas realmente estaríamos mais alegres se ela estivesse aqui”, concluiu.

Não desistiu

No entanto, Silvio Santos não desistiu de contar com Angélica em sua emissora. Tanto que, em 1993, ele voltou a negociar com a estrela que, desta vez, topou a mudança. Assim, ela estreou no SBT, onde comandou Casa da Angélica, Passa ou Repassa e TV Animal.

Mas, em 1996, Angélica resolveu atender ao chamado da Globo e se despediu do SBT. Mais uma vez, Silvio Santos tentou segurá-la, oferecendo a ela um grande espaço na programação dominical da emissora, o que era um enorme sinal de prestígio.

Angélica foi convidada a dividir os domingos do SBT com Gugu Liberato e o próprio Silvio Santos, no comando do Domingo no Parque, TV Animal e um novo programa musical, além de seguir com o Passa ou Repassa de segunda a sexta-feira. Mas a estrela preferiu se mudar para a Globo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor