Afastada da televisão há 31 anos, Lídia Brondi Resende Mendes nasceu em 29 de outubro de 1960, em Campinas (SP). A atriz iniciou sua carreira na televisão em 1975, atuando na novela O Grito, da Globo.
Um dos principais nomes da televisão brasileira nos anos 1980, esteve em tramas de sucesso como Dancin’ Days (1978), como Vera Lúcia; Baila Comigo (1981), como Mira Maia; e Roque Santeiro (1985), no papel de Tânia.
Dois papeis de destaque ainda maior vieram no final dessa década: a jornalista Solange Duprat, de Vale Tudo (1988), e a Leonora, de Tieta (1989).
Sua última novela foi Meu Bem, Meu Mal, exibida entre 1990 e 1991, quando viveu a personagem Fernanda Castro. Em seguida, após sofrer crises de síndrome do pânico, a atriz decidiu abandonar a carreira artística.
Boatos
Seu sumiço da televisão sempre gerou questionamentos do público e da mídia. Em janeiro de 1995, por exemplo, ela foi questionada pelo jornal O Globo sobre a ausência das novelas.
“Só estou dando um tempo, mas voltarei. Sem traumas, Não abandonei a carreira”, respondeu a atriz, que, mesmo simpática, não quis continuar conversando, como enfatizou a reportagem.
A matéria ainda citou boatos maldosos que estariam acometendo a artista naqueles tempos:
“Comentou-se que Lídia estaria com Aids. Outros diziam que ela sofre de uma paranoia chamada “síndrome do pânico”. Outros, ainda, diziam que ela se separara do marido”, explicou a publicação.
Em seguida, seu pai, o pastor Jonas Resende, desmentiu todas as histórias:
“Esses boatos não vêm de agora. Se minha filha tivesse qualquer problema grave, eu diria. Ela pode até ter tido algum abalo emocional, causado por estresse. Mas eu nunca vi minha filha tão feliz. Está até mais gordinha”, respondeu.
Longe da televisão, Lídia se formou em psicologia e abriu um consultório na capital paulista, onde passou a se dedicar somente a essa carreira.
“Já passei todas as cantadas e ela não quer voltar. Está feliz e tenho de respeitá-la”, disse, em 2010, o saudoso autor Gilberto Braga ao jornal O Globo.
Vida pessoal
A atriz foi casada com o diretor Ricardo Waddington entre 1982 e 1988, com quem teve uma filha, Isadora, nascida em 1985.
Em 1991, se uniu ao ator Cássio Gabus Mendes, com quem viveu par romântico nas novelas Vale Tudo e Meu Bem, Meu Mal. O casamento foi oficializado em 2013.
Em participação no Domingão do Faustão em 2017, Cássio falou sobre a decisão da esposa.
“A vida conspira em determinados momentos e não é por acaso. Não foi nada determinante, não houve uma razão muito clara. É muito mais o momento da vida que te leva. Foi uma coragem muito grande, sem dúvida nenhuma”, enfatizou.
Totalmente afastada da mídia e dos holofotes, Lídia, atualmente com 60 anos, raramente aparece em público. No início de 2020, por exemplo, ela foi vista ao lado do marido em um shopping do Rio de Janeiro (RJ), mas foi só, para tristeza de seus fãs.