Estrela não se conformou ao perder protagonismo: “Cansada de papelzinho”

Vera Fischer

Entre 2012 e 2013, Vera Fischer viveu um momento atípico na sua carreira. Enquanto estava no ar na novela Salve Jorge, sua personagem no folhetim escrito por Glória Perez não voou e virou alvo de comentários engraçados e divertidos nas redes sociais, provocando insatisfação na artista e um período longe das produções globais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na trama, a atriz viveu Irina, umas das integrantes da máfia de traficantes de mulheres liderada por Lívia Marine (Cláudia Raia). Ela trabalhava como gerente na boate onde as jovens traficadas ficavam escondidas em Istambul, na Turquia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde que sua personagem apareceu em cena, a atriz ficava apenas sentada e dizendo repetidamente que “só fazia a contabilidade” do local. Isso se mostrou suficiente para que o público nas redes sociais começasse a implicar com a atriz e com o seu papel.

Levanta, Irina

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Até um movimento no Twitter foi promovido em fevereiro de 2013. Os internautas levantaram a hashtag #levantairina, para que a personagem aparecesse em pé no folhetim.

O apelo do público funcionou: no capítulo exibido no dia 4 de março, Irina finalmente levantou da cadeira e deu uma volta pela boate fictícia da novela, levando os telespectadores ao delírio e gerando enorme repercussão.

Questionada pelo fato de Vera Fischer ter aparecido boa parte da novela apenas sentada, a Globo respondeu que o plano mais fechado foi um pedido que partiu da própria atriz, que, na época, estaria insatisfeita com sua forma física.

Boca no trombone

Já Vera resolveu expor publicamente sua insatisfação com seu papel em Salve Jorge. Durante a noite de autógrafos de seu livro, a atriz falou abertamente sobre o assunto ao jornal O Globo em 26 de março de 2013, afirmando que seu papel na novela era “humilhante” pra ela.

“Ela não tem cenas fortes, não dá para decolar. Quando vi o caminho em que as coisas estavam indo, pensei: ‘Bom, deixa, é mais uma novela, acaba, o público esquece, e tal’. Se fosse em outra época, eu daria um chilique. Só espero que o próximo personagem que me apresentem seja um com alguma dignidade, porque estou cansada de fazer papelzinho que não é para mim e sim para uma pessoa que está começando na carreira”, desabafou.

Ela também afirmou que não tinha nada contra a autora e que toparia trabalhar novamente com ela, mas caso recebesse um convite que valesse a pena.

“Só peço uma personagem que tenha importância e dignidade, para poder trabalhar meu lado atriz. Não ligo, não falo com a Gloria… Imagine ficar ligando pra pessoa que está escrevendo? Gosto muito da Glória, sempre gostei e gostaria de fazer outros personagens, se ela se lembrar de escrever alguma coisa importante, como já escreveu. Gostaria de fazer uma tragédia, uma mulher que sofra muito, se apaixone muito ou que faça rir muito, tudo no extremo, nada em cima do muro”, declarou a artista à revista Caras, em março de 2013.

Saída da Globo

Por conta desta declaração, a atriz acabou sendo colocada na geladeira pela direção do canal, retornando as produções da casa somente cinco anos depois, participando de Malhação, Vidas Brasileiras.

“Olha, normalmente temos a mania de culpar o outro por nossos problemas. Estou com 66 anos e passei por muita coisa. Sou uma mulher experiente, e a essa altura da vida muito consciente da minha parcela de culpa em cada situação. Não é demérito assumir seus erros e evoluir com as consequências. Não tenho vergonha disso, porque me fez uma mulher melhor”, revelou.

“Talvez se eu estivesse cercada pelas pessoas que fazem parte da minha vida hoje, eu tivesse evitado muita coisa ou até mesmo teria sido compreendida de outra forma, mas estive “sozinha” por muito tempo e sofri as consequências. Uma delas foi esse tal afastamento, mas já experimento uma vida renovada há alguns meses”, completou.

Depois dessa participação, ela voltou a ser requisitada nas produções da Globo, participando da série Assédio e da novela Espelho da Vida, seu último trabalho na televisão até o momento, já que ela teve seu contrato com a emissora finalizado em seguida.

“Aprendi a lição e agora procurar guardar as verdades para mim, me controlar mais. Sempre fui verdadeira e as pessoas não gostam muito”, declarou a atriz à revista Quem.

Atualmente, Vera Fischer está 70 anos e se encontra viajando pelo Brasil com o espetáculo Quando Eu for Mãe, Quero Amar Desse Jeito, ao lado de Larissa Maciel e Mouhamed Harfouch.

Sair da versão mobile