Estrela luta contra câncer mais agressivo que existe: “Morri em vida”
17/05/2023 às 14h21
Claudia Conserva, famosa apresentadora de TV chilena, vive um drama delicado após ter descoberto um dos cânceres mais agressivos que existem. Ela teve conhecimento, em junho do ano passado, que tinha câncer de mama triplo-negativo, um dos mais difíceis de ser tratado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A apresentadora de 49 anos descobriu a enfermidade ao realizar exames de rotina. Foi a partir de uma mamografia, procedimento que fazia religiosamente todos os anos, que Claudia foi diagnosticada.
De acordo com o Dr. Romualdo Barroso, do portal Oncologia Brasil, esse tipo de câncer de mama é o mais agressivo e com taxas de recidivas mais altas e precoces, além de alto índice de metástases viscerais e no sistema nervoso central (SNC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Sendo assim, este tumor representa uma necessidade médica por novas terapias”, explica.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Tratamento televisionado
Desde a descoberta da doença, Claudia Conserva (na foto acima com o marido, Claudio Valdivia) começou o tratamento que consiste em muitas sessões de quimioterapia. Como é influente na mídia do país, ela resolveu contar todo o processo em documentário.
Brava, como o produto foi chamado, passou a ser transmito em TV aberta através da TVN – Televisión Nacional de Chile, uma emissora estatal que goza de boa audiência e não se resume a atrações culturais ou nacionalistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Mesmo sabendo que não havia metástase, sabia que era um câncer agressivo e enlouqueci. Desapareci. Morri em vida”, lembrou a apresentadora em parte do documentário, visivelmente emocionada.
Além da exibição na televisão, o projeto também está disponível no YouTube, em espanhol. Nele, Claudia mostra imagens capturadas por ela mesma através de seu celular em locais como a clínica onde faz tratamento e até mesmo dentro de sua casa.
Usando a fama para conscientizar
Para Claudia, o material visa conscientizar a população sobre a necessidade de realizar exames rotineiros como forma de descoberta da doença de forma precoce. Assim, há maiores chances de tratamento e cura, principalmente no que tange o câncer de mama.
“Quis compartilhar essa experiência íntima porque essa mensagem me parece urgente. Brava mostra que um diagnóstico oportuno pode ajudar a salvar sua vida”, diz na abertura das filmagens.