Marieta Severo é uma das maiores atrizes da nossa televisão, que se entrega de corpo e alma em todos os trabalhos, seja ele qual for. Entre os seus personagens de maior estaque, está a Dona Nenê, do seriado A Grande Família, da Globo.

Marieta Severo em Um Lugar ao Sol
Marieta Severo como Noca em Um Lugar ao Sol (Reprodução / Globo)

Além da atuação, a atriz se dedica ao seu marido, o diretor de teatro Aderbal Freire Filho, que convive com as sequelas de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Em 2020, Marieta e Aderbal foram até Petrópolis, cidade que fica na região serrana do Rio de Janeiro. Ao lado das netas, eles aproveitavam o tempo para descansar e se divertir.

Mas o diretor de 82 anos sofreu um AVC e foi socorrido as pressas. Ele ficou internado na UTI por mais de 70 dias. Naquele tempo, a pandemia de Covid-19 estava no auge e o isolamento foi total, tanto para ele, quanto para Marieta, que não deixou o marido em nenhum momento.

“É muito cruel”

Aderbal Freire Filho e Marieta Severo
Marieta Severo ao lado do marido, Aderbal Freire Filho (Anderson Borde / AgNews)

Casados desde 2004, a atriz e o diretor não moravam juntos. Após esse incidente, ele se mudou para a casa de Marieta Severo, que teve que montar uma espécie de UTI no quarto.

“Aí você vê aquela pessoa, ativa intelectualmente, cheia de limitações. É a grande dor da minha vida todos os dias. Eu tenho um mini-hospital em casa, com fisioterapia e fonoterapia. Mas ele não tem mais autonomia. É muito cruel”, contou ao UOL em 26 de agosto de 2022.

Aderbal continua lutando contra os danos do AVC, com todo o cuidado de seus médicos e de sua esposa.

[anuncio_3]

As sequelas da Covid-19

Marco Nanini e Marieta Severo
Marco Nanini e Marieta Severo em A Grande Família (Reprodução / Globo)

No mesmo período em que Aderbal esteve internado, Marieta pegou Covid-19 e pneumonia, ficando oito dias no hospital. Em entrevista ao podcast Novela das 9, a atriz falou sobre as sequelas que teve após a recuperação.

“Fiquei com muita fadiga e com problemas de lapso de memória. Eu tenho uma neta de 18 anos que teve duas vezes, e ela me falava disso. A Andréia Horta também. Nós duas tivemos juntas, então quando voltamos a gravar, foi um apoio muito grande uma para a outra. Ela foi maravilhosa comigo, a gente se entendia. Quando uma olhava para a cara da outra e fazia ‘ops’ (simulando uma reação ao esquecimento)… eu vi que era uma sequela. Essas sequelas estão diminuindo, mas a gente sabe que elas podem ficar de maneiras que você não avalia muito. É uma doença muito traiçoeira”, relatou.

Até o momento, o último trabalho da atriz na TV foi em Um Lugar Ao Sol (2021), dando vida a Noca.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor