Estrela do SBT é escalada para pegar carona em sucesso da Globo
22/09/2022 às 16h45

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sucesso de Pantanal foi uma verdadeira injeção de ânimo na programação da Globo. Empolgada com o êxito do remake de Benedito Ruy Barbosa, a emissora tratou de desdobrar os temas da novela em todos os seus programas. Nos últimos meses, Encontro, Mais Você, É de Casa, Domingão, Fantástico e tantos outros só falavam de Juma (Alanis Guillen) e cia. Porém, o sucesso não ficou restrito à Globo e até o SBT tenta surfar na onda do sucesso da concorrente nesta reta final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, a apresentadora Eliana viajará até o Pantanal para produzir uma matéria especial para seu programa dominical. Acompanhada de Tiago Barnabé, que interpreta sua fiel escudeira Narcisa, a loira pretende desvendar a região para o seu público, revelando curiosidades, detalhes da gastronomia e da cultura local.
E a novela da Globo, claro, deve ser lembrada durante todo o tempo. Narcisa até deve aparecer fantasiada de Juma Marruá para fazer graça e auxiliar Eliana na condução das matérias especiais.
LEIA TAMBÉM:
● Aos 92 anos, primeiro Agostinho de A Grande Família nunca mais foi visto na TV
● A dívida impagável que a Globo ainda tem para acertar com Faustão
● Ninguém gostou: 10 vezes que a Globo foi rejeitada pelo público
Pantanal na concorrência
Por conta do sucesso da novela das nove da Globo, as demais emissoras também decidiram entrar na onda para aproveitar o interesse do público pelo bioma brasileiro. O “hype” começou ainda antes da estreia da novela. Já prevendo que o pantanal voltaria a ser assunto Brasil afora, vários canais apostaram fundo na pauta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em fevereiro deste ano, a TV Brasil já preparava o terreno para a estreia da novela da Globo. A emissora pública exibia o quinto episódio da série documental Nossos Biomas, que destacava justamente a fauna e a flora do pantanal.
Já no mês seguinte, foi a vez da Record entrar na onda. O Domingo Espetacular exibiu uma reportagem especial, assinada pelo repórter William Franco, que destacava uma expedição no extremo do pantanal, com o objetivo de encontrar uma onça que viralizou nas redes sociais.
Quando o folhetim estava no auge do sucesso, a TV Aparecida exibiu o documentário Pantanal, a Boa Inocência de Nossas Origens, dirigido por Eduardo Nunes e Izabella Faya. A produção de 2019 explora a exuberância natural do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mostrando o dia a dia dos moradores do bioma brasileiro.
Fofocas
Mas a repercussão de Pantanal nas demais emissoras não se dá apenas pelo viés jornalístico. Os programas de fofocas do SBT, da Band, Gazeta e da RedeTV! também trazem informações sobre a novela, revelando spoilers e bastidores da produção da Globo.
Melhor da Tarde, Mulheres, Fofocalizando e A Tarde É Sua dedicaram vários minutos aos desdobramentos da trama global. Este último até foi palco de uma bronca pública da apresentadora Sonia Abrão direcionada ao seu colaborador, o jornalista Thiago Rocha, que revelou não acompanhar a obra.
“Eu sou uma pessoa que assisto pouca novela, então tudo o que eu assisto de novela é aqui com vocês. Eu sou telespectador nessa hora”, justificou Rocha. “Você não tem vergonha, não?”, rebateu a apresentadora do A Tarde É Sua.
Nas redes sociais, Pantanal também bombou. O apresentador Rodrigo Faro e sua esposa, Vera Viel, chegaram a aparecer nas redes revivendo uma cena da novela. Segundo o site NaTelinha, a brincadeira teria rendido uma bronca da direção da Record, que não teria gostado de ver sua estrela fazendo “propaganda” para a concorrência.