Estrela do SBT é escalada para pegar carona em sucesso da Globo
22/09/2022 às 16h45
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sucesso de Pantanal foi uma verdadeira injeção de ânimo na programação da Globo. Empolgada com o êxito do remake de Benedito Ruy Barbosa, a emissora tratou de desdobrar os temas da novela em todos os seus programas. Nos últimos meses, Encontro, Mais Você, É de Casa, Domingão, Fantástico e tantos outros só falavam de Juma (Alanis Guillen) e cia. Porém, o sucesso não ficou restrito à Globo e até o SBT tenta surfar na onda do sucesso da concorrente nesta reta final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, a apresentadora Eliana viajará até o Pantanal para produzir uma matéria especial para seu programa dominical. Acompanhada de Tiago Barnabé, que interpreta sua fiel escudeira Narcisa, a loira pretende desvendar a região para o seu público, revelando curiosidades, detalhes da gastronomia e da cultura local.
E a novela da Globo, claro, deve ser lembrada durante todo o tempo. Narcisa até deve aparecer fantasiada de Juma Marruá para fazer graça e auxiliar Eliana na condução das matérias especiais.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Pantanal na concorrência
Por conta do sucesso da novela das nove da Globo, as demais emissoras também decidiram entrar na onda para aproveitar o interesse do público pelo bioma brasileiro. O “hype” começou ainda antes da estreia da novela. Já prevendo que o pantanal voltaria a ser assunto Brasil afora, vários canais apostaram fundo na pauta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em fevereiro deste ano, a TV Brasil já preparava o terreno para a estreia da novela da Globo. A emissora pública exibia o quinto episódio da série documental Nossos Biomas, que destacava justamente a fauna e a flora do pantanal.
Já no mês seguinte, foi a vez da Record entrar na onda. O Domingo Espetacular exibiu uma reportagem especial, assinada pelo repórter William Franco, que destacava uma expedição no extremo do pantanal, com o objetivo de encontrar uma onça que viralizou nas redes sociais.
Quando o folhetim estava no auge do sucesso, a TV Aparecida exibiu o documentário Pantanal, a Boa Inocência de Nossas Origens, dirigido por Eduardo Nunes e Izabella Faya. A produção de 2019 explora a exuberância natural do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mostrando o dia a dia dos moradores do bioma brasileiro.
Fofocas
Mas a repercussão de Pantanal nas demais emissoras não se dá apenas pelo viés jornalístico. Os programas de fofocas do SBT, da Band, Gazeta e da RedeTV! também trazem informações sobre a novela, revelando spoilers e bastidores da produção da Globo.
Melhor da Tarde, Mulheres, Fofocalizando e A Tarde É Sua dedicaram vários minutos aos desdobramentos da trama global. Este último até foi palco de uma bronca pública da apresentadora Sonia Abrão direcionada ao seu colaborador, o jornalista Thiago Rocha, que revelou não acompanhar a obra.
“Eu sou uma pessoa que assisto pouca novela, então tudo o que eu assisto de novela é aqui com vocês. Eu sou telespectador nessa hora”, justificou Rocha. “Você não tem vergonha, não?”, rebateu a apresentadora do A Tarde É Sua.
Nas redes sociais, Pantanal também bombou. O apresentador Rodrigo Faro e sua esposa, Vera Viel, chegaram a aparecer nas redes revivendo uma cena da novela. Segundo o site NaTelinha, a brincadeira teria rendido uma bronca da direção da Record, que não teria gostado de ver sua estrela fazendo “propaganda” para a concorrência.