Estrela do Jornal Hoje teve saída conturbada da Globo: “Fui ingênua”

Leda Nagle

Quem acompanha Leda Nagle com suas entrevistas polêmicas para o seu canal do YouTube talvez não conheça o seu passado como apresentadora da Globo e da Manchete. Nos anos 1970, ela foi contratada pelo canal carioca para conduzir, todo sábado, entrevistas no Jornal Hoje. O quadro fez muito sucesso e marcou a carreira da apresentadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a boa repercussão, ela passou a ser a apresentadora fixa do telejornal. Com seu estilo leve e informal, Leda caiu nas graças do público. A jornalista alternava a apresentação do Hoje com o RJTV e o Jornal da Globo. Mas nem todo esse sucesso foi garantia de que ela permaneceria na Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1989, começou a surgir um impasse pela permanência ou não de Leda na emissora carioca.

Impasse

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então vice-presidente de operações da emissora, pressionou o diretor de jornalismo, Armando Nogueira, para afastar a apresentadora do Jornal Hoje. Na época, foi divulgado que o executivo achava que a apresentadora precisava emagrecer e melhorar sua impostação de voz.

Para que ela ficasse na Globo, lhe foi oferecido o comando do Bom Dia Rio, do qual ela declinou na hora.

“Foi o próprio impasse que fez com que passássemos a negociar a rescisão do contrato. Caiu a Bastilha e os meus 13 anos de emissora, que eu faria agora em 10 de setembro”, disse Leda na época em entrevista à Folha, apontando sua saída.

E de fato Leda saiu, mas ficou pouco tempo desempregada. Logo que se ventilou a rescisão do seu contrato com a Globo, a Manchete imediatamente fez sua proposta para a apresentadora.

“Eles estão com uma vontade muito grande de fazer coisas, uma vontade que, infelizmente, a Globo perdeu. Além disso, deixam a gente fazer também, ouvem nossa opinião”, declarou para a Folha.

Ida para a Manchete durou pouco

Dois meses após sua despedida do antigo trabalho, ela já estava na Manchete, comandando os principais jornais da casa.

“Nunca tinha me ocorrido sair de lá. Sabe aquele negócio de casamento? Sou feliz para sempre? Fui muito ingênua, achava que era a cara do Hoje. Não me ocorreu que o dono da bola podia recolher a bola e acabar com o jogo”, disse a jornalista para o jornal O Dia.

“Vai ser uma virada na minha vida. Há um ano, eu não podia me imaginar saindo da Globo. Essa sensação de poder começar tudo de novo é o que mais me agrada. E cada pontinho a mais na Manchete vai me dar um prazer que eles (na Globo) não vão ter”, desabafou Leda.

A passagem da jornalista pela emissora de Adolpho Bloch foi importante para sua carreira, já que pode seguir com o seu estilo e suas entrevistas.

Depois de três anos na Manchete, no entanto, Leda saiu da emissora e recebeu um convite, em 1991, para ser âncora do Jornal das 11, da Globosat, que começava seus trabalhos na TV por assinatura.

Ela assinou o contrato, mas a proposta da emissora nem chegou a entrar no ar. A estreia era sempre adiada e ela resolveu pedir demissão.

Depois de passar rapidamente pelo SBT Rio, em 1994, Leda foi contratada pela TVE para comandar o Sem Censura, tradicional programa de debates com a participação de convidados e do público.

Leda ficou no comando da atração até 2016, quando, então, saiu da emissora e seguiu com seu trabalho de forma independente no YouTube.

Sair da versão mobile