É comum você conhecer alguém que sofreu um golpe, seja uma compra na internet, um cartão clonado ou confiar em uma empresa que, de fato, nem existe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Giuliana Morrone, jornalista famosa e conceituada, mostrou que também é uma mera mortal e confessou ter tomado um golpe de uma falsa seguradora.
Eficiência e agilidade
A jornalista (na foto acima, com Chico Pinheiro), que foi dispensada pela Globo no primeiro semestre deste ano, usou as redes sociais, em maio de 2023, para explicar como foi feito o golpe e alertou as pessoas para ficarem de olho: é uma espécie de corretora de seguros que nunca existiu.
Essa empresa, que deveria vender planos de seguradoras sérias, afirmava ao cliente que não precisava se preocupar caso ocorresse algum incidente: a própria equipe resolveria isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Trabalhava como freelancer e me orientava a não perder tempo com aplicativo ou telefonemas para a empresa de seguros. Em qualquer emergência, bastava mandar mensagem para ela [a seguradora], que resolvia tudo”, contou a jornalista.
“Bateram no meu carro e ela imediatamente tomou todas as providências. Aconselhada por ela, nem usei o seguro. A franquia era alta e eu não queria perder bônus com desconto na renovação. Era tão competente que acabei ficando mal-acostumada, cliente mimada”, continuou.
Um negócio da China
Giuliana estava satisfeita com a rapidez do atendimento e não perdeu tempo: indicou os serviços para amigos e parentes.
“E assim, de boca em boca, ela passou a providenciar seguros de carros de toda a família, a grande família… E de amigos, vizinhos, sempre gratos pela indicação”, lembrou.
E a verdade veio à tona
Tudo parecia tranquilo quando o golpe veio à tona: uma prima da jornalista, que contratou os serviços da empresa, precisou deles e acabou descobrindo que nada daquilo existia: o veículo nunca teve seguro algum.
“Durante anos, ninguém precisou de seguro para algo mais grave, como furto ou acidente. Até que um dia, bateram no carro de uma prima e ela descobriu que nunca teve seguro”, relatou.
“A notícia foi se espalhando aos poucos, chegou hoje a mim. Cobrei agora da Senhora Eficiência a apólice de seguros e ela me bloqueou. Ela mandava boletos falsos, como se fossem da seguradora”, finalizou Giuliana, alertando seus seguidores para ficarem atentos a esse tipo de golpe.
A velha pirâmide
Outra famosa também foi vítimas de golpe: Juliana Paes entrou em um esquema de pirâmide e perdeu um bom dinheiro.
A atriz depositou 500 mil reais para a compra de carros seminovos, recebendo cerca de 8% na revenda dos automóveis.
De início, ela recebeu o valor, mas acabou vendo que o dinheiro não voltava – ela descobriu que nenhum carro foi comprado e os negociadores sumiram.