Marília Gabriela foi uma das grandes estrelas do SBT na década de 1990. Após passar pelo First Class (1996) e SBT Repórter (1996), a jornalista finalmente ganhou um talk show para chamar de seu e lançou o clássico De Frente com Gabi, em 1998.

Silvio Santos

As entrevistas da apresentadora faziam tanto sucesso nas noites de domingo da emissora que Silvio Santos lhe pediu um novo projeto no canal. Marília Gabriela, então, trabalhou em sua nova atração, mas acabou sendo vítima da eterna indecisão do “homem do Baú”, que, de última hora, desistiu do novo programa. Enfurecida, a jornalista deixou o canal.

Substituta de Jô

Jô Soares e Hebe Camargo

Após anos comandando, com sucesso, o talk show Jô Soares Onze e Meia no SBT, Jô Soares avisou a Silvio Santos que estava de mudança. Em 1999, o saudoso comediante resolveu atender ao chamado de sua antiga casa e se despediu do SBT, abrindo uma lacuna na programação.

Para substituir Jô nos fins de noite da emissora em 2000, Silvio Santos pensou em Marília Gabriela. A loira fazia sucesso com o De Frente com Gabi, nas noites de domingo, e o dono da emissora considerou que a jornalista manteria o prestígio da faixa ocupada por Jô.

Marília, então, apresentou o projeto de uma nova versão de seu talk show, para ser exibido diariamente nas madrugadas do SBT. No entanto, sem maiores explicações, Silvio Santos mudou de ideia. Em vez de Gabi, o dono da emissora decidiu ocupar a vaga de Jô com o Programa Livre, que passaria a ser comandado por Babi Xavier.

Gabi por Babi

Ou seja, na prática, Silvio Santos trocou Marília Gabriela por Babi. Como “prêmio de consolação”, o empresário ofereceu à jornalista a cadeira de Hermano Henning, que apresentava o Jornal do SBT. Gabi recusou.

Pouco tempo depois, em meados de 2000, a jornalista anunciou sua transferência para a RedeTV!. Na emissora, que ainda não tinha um ano de vida, Gabi conseguiu emplacar o sonhado talk show diário.

No lançamento de seu programa, que se chamava simplesmente Gabi, Marília Gabriela expôs sua indignação com Silvio Santos.

“A pedido dele, elaborei um programa, que acabou na gaveta sem mais nem menos. Foi uma falta de respeito”, afirmou, em entrevista à Folha de S. Paulo de 4 de junho de 2000.

Boa filha

Deborah Blando e Marília Gabriela

Marília Gabriela (na foto acima, com Deborah Blando) apresentou seu programa diariamente na RedeTV! entre 2000 e 2001. Mas, no início de 2002, a jornalista resolveu atender ao chamado de Silvio Santos e, surpreendentemente, voltou ao SBT. Em maio de 2002, ela finalmente lançava a sonhada versão diária do De Frente com Gabi.

“Saí de lá [do SBT] bravíssima com o Silvio Santos. Na época, eu ia estrear um programa de entrevistas igual ao que vou fazer agora, mas o Silvio rompeu o acerto e mudou de ideia: me ofereceu um belíssimo salário para que eu apresentasse o telejornal, que não era nada do que eu queria”, contou ela à Folha, em 5 de maio de 2002.

No entanto, esta nova versão do programa durou apenas um ano, saindo do ar no início de 2003. Ainda assim, Marília Gabriela teve outras duas passagens pelo SBT: em 2004, por pouco tempo, e entre 2010 e 2015.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor