Reconhecido por diversos trabalhos em novelas da Globo e de outras emissoras, Luís Carlos Arutin nos deixou em 8 de janeiro de 1996, aos 62 anos, após um incêndio em seu apartamento.

Top Model

Nascido em Barretos (SP) em 19 de janeiro de 1933, tornou-se ator ainda na cidade-natal, depois partindo para São Paulo, onde logo entrou no teatro.

A estreia na televisão aconteceu em Meu Pedacinho de Chão (1971), na Globo. Depois, esteve em tramas como Vitória Bonelli, A Deusa Vencida, Os Imigrantes, Campeão, Champagne e Vereda Tropical.

Destaque em Renascer

Luis Carlos Arutin

Alguns dos principais destaques de sua carreira vieram a seguir. Em A Gata Comeu (1985), viveu o malandro Oscar. Em Top Model (1990), interpretou Silas.

Mas a consagração definitiva veio em 1993, quando viveu o comerciante libanês Rachid em Renascer (1993), de Benedito Ruy Barbosa, naquele que se tornou seu papel mais popular.

“Me sinto tão a vontade como o Rachid que poderia ir para a casa vestida como ele”, declarou o artista naquele ano ao jornal O Estado de S. Paulo.

Os últimos trabalhos do ator na televisão foram em Memorial de Maria Moura, As Pupilas do Senhor Reitor e A Idade da Loba.

Incêndio

Luis Carlos Arutin

O ator perdeu a vida em um incêndio ocorrido na madrugada de 9 de janeiro de 1996 em seu apartamento, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ).

O fogo foi provocado por uma vela acesa pelo filho do ator, Camilo Arutin, para pedir ajuda espiritual para uma amiga.

Como o rapaz tocava bateria, o quarto tinha um isolamento acústico. No entanto, o isopor e o carpete acabaram ajudando a espalhar as chamas mais rapidamente.

Prédio de Luis Carlos Arutin

O ator ordenou que a mulher e os filhos saíssem de casa e tentou apagar o incêndio com um balde, com o objetivo de salvar os móveis e alguns objetos, que chegaram a ser atirados pela janela. No entanto, ele acabou desmaiando por causa da inalação de fumaça.

Arutin ainda foi socorrido por uma ambulância, mas morreu a caminho do hospital.

Esposa protestou

Luis Carlos Arutin

Em entrevista ao jornal O Globo do dia seguinte, a esposa do ator, Maria do Carmo Vieira Arutin, disse que estudava a possibilidade de ingressar com uma ação indenizatória contra o governo do Estado, já que os bombeiros teriam demorado no resgate.

O comandante do 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros, coronel César Santos, rebateu a acusação, dizendo que a primeira providência sempre é verificado se existem vítimas a serem socorridas.

Segundo ele, Arutin foi encontrado inconsciente sobre a cama do casal, já bastante debilitado por ter inalado monóxido de carbono.

“Fomos informados de que se tratava de um pequeno incêndio. A ambulância não costuma ir junto sempre. Aquele quarto era um verdadeiro paiol. O rapaz, para fazer o isolamento acústico, usou isopor e carpete, além de papelão no piso, que são materiais altamente inflamáveis”, declarou o oficial.

Uma homenagem a Arutin foi feita no último capítulo de A Idade da Loba, que terminou alguns dias depois de sua morte. Sua participação, no entanto, já estava totalmente gravada.

Compartilhar.