Veterana da televisão brasileira, Arlete Salles vive um momento inédito na carreira. Pela primeira vez, ela encarna irmãs gêmeas em Família é Tudo, atual novela das sete da Globo. A atriz está no ar como a solar Frida e a soturna Catarina no folhetim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das atrizes mais queridas do país, Arlete Salles já foi muito criticada no passado. Muita gente simplesmente não aprovava seu casamento com o ator Tony Tornado, que esteve recentemente no elenco de Amor Perfeito (2023).
A atriz sentiu o preconceito na prática quando percebeu que as pessoas desaprovavam seu relacionamento com um homem negro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com quem Arlete Salles foi casada?
No final dos anos 1950, Arlete Salles se casou com o também ator Lúcio Mauro, com quem teve dois filhos. Na década de 1970, eles se separaram e a atriz iniciou um relacionamento com Tony Tornado.
“Foi horrível, misturou várias outras histórias. Tinha a minha separação do Lúcio, então as pessoas resolveram confundir propositalmente, de que eu tinha deixado meu marido pelo Tony”, relembrou a artista em entrevista ao É de Casa, em 30 de julho de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A artista relembrou que o relacionamento interracial não era bem visto naquela época. Mas, para “mascarar” o preconceito, as pessoas se apegaram ao fato de ela ter se separado de Lúcio Mauro para criticá-la.
“A diferença não era a cor. Era ‘essa mulher ter abandonado maridos e filhos para ter seguido uma paixão’. Foi bem violento, um trajeto muito sofrido, mas faz parte. O importante é que emoções eu vivi”, desabafou a atriz.
Preconceito
Numa participação no Conversa com Bial, em 11 de junho de 2021, a atriz já havia falado sobre o assunto.
“Mexer com preconceito é uma coisa muito difícil. O preconceito tem uma violência insuspeitada para quem nunca viveu. Quando eu vi, estava no meio daquele furacão (…). Eu ali totalmente quebrada, afundando naquele pântano de hostilidade e de violência racial”, declarou.
Em 23 de novembro de 2018, Tony Tornado também relembrou seu casamento com Arlete Salles no Conversa com Bial.
“É uma história complicada. Foi um choque muito grande. As pessoas não estavam acostumadas. Eu cantava e falava coisas de negros, depois casei com uma loira. Foi um negócio muito sério. Deixavam recados ofensivos no meu carro”, confessou.
Apesar das dificuldades, Tony Tornado e Arlete Salles permaneceram casados por sete anos.
Racismo na telinha
A atriz Zezé Motta viveu uma situação parecida, mas por conta de sua personagem em uma novela. Em Corpo a Corpo (1984), a atriz vivia Sônia, que formava par romântico com Marcos Paulo, intérprete de Cláudio.
O casal interracial foi rejeitado por parte do público da novela de Gilberto Braga, que será exibida pelo canal Viva em breve.
“O Marquinhos chegava em casa e tinha cada recado absurdo, do tipo ‘eu não sabia que o Marcos Paulo estava precisando tanto de dinheiro para passar por essa humilhação, se sujeitar a beijar uma negra feia desse jeito”, lembrou a atriz no É de Casa, em 30 de novembro de 2023.
“Era uma coisa horrorosa, mas o Marquinhos não estava nem mais ligando”, completou a estrela.