Estrela da Globo teve último pedido realizado logo após partir

Artista que participou de grandes sucessos surpreendeu a família ao dizer qual era seu desejo derradeiro

Whatsapp

Em América (2005), atualmente sendo reprisada no canal Viva, o ator Nelson Xavier viveu Santiago, que entra na trama para formar par com Gil (Lucia Veríssimo). A novela de Gloria Perez foi um dos vários trabalhos que o ator emplacou na Globo.

Nelson Xavier e Lúcia Veríssimo em América
Nelson Xavier e Lúcia Veríssimo em América – Divulgação / Globo

O ator faleceu em 10 de maio de 2017, aos 75 anos, em razão de um câncer de pulmão. Nelson, que se destacou no cinema vivendo o médium Chico Xavier, teve seu último desejo atendido após sua morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pau para toda obra

Nelson Xavier em Babilônia
Nelson Xavier em Babilônia

América integra uma fase muito produtiva da carreira de Nelson Xavier na TV. Afinal, o ator emplacou nada menos que três personagens em três folhetins seguidos no horário nobre da Globo na época.

Antes de encarnar Santiago em América, Nelson Xavier viveu o motorista Sebastião em Senhora do Destino (2004), novela que a antecedeu. E, após sua passagem pela novela de Gloria Perez, o ator voltou à cena em sua substituta, Belíssima (2005), como Bento.

Leia mais

Isso mostra o quanto Nelson Xavier era apaixonado por seu ofício e pelas novelas. O ator estreou na TV em 1967, na novela Sangue e Areia, na Globo. E, desde então, viveu vários personagens de sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Auge

Após sua estreia na TV, Nelson Xavier voltou-se ao teatro e ao cinema, retornando à telinha apenas em 1982, na minissérie Lampião e Maria Bonita. Ele foi o protagonista da produção, marcada por ter sido a primeira minissérie da Globo.

Depois disso, foram várias novelas na Globo e também na Manchete, por onde o ator passou entre 1989 e 1990. Mas, mesmo bastante dedicado à TV, Nelson Xavier não abandonou o teatro e o cinema.

Nas telonas, o ator emocionou o público ao encarnar Chico Xavier na cinebiografia do famoso médium. Ele chegou a visitar Uberaba (MG) para refazer os passos do líder espiritual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Último pedido

Nelson Xavier no filme sobre Chico Xavier
Nelson Xavier no filme sobre Chico Xavier

Viver Chico Xavier mexeu tanto com Nelson Xavier que o último pedido do ator teve a ver com a vida do médium.

“Ele falava que foi tocado quando fez o filme do Chico. Ontem, quando eu acompanhava a Via Negromonte [esposa do ator] nos momentos finais, ela falou assim: ‘eu preciso atender uma vontade dele. Ele quer ser vestido com um terno que ele ganhou do Chico’”, revelou Clarissa Alves de Oliveira, médica do ator, em entrevista ao G1.

“O Chico foi pra ele um ídolo, um grande amigo também. Ele disse para mim que aprendeu com a humildade. Para mim, foi um privilégio ter visto esta construção da espiritualidade dele”, finalizou.

Whatsapp


Leia também