Júlio Andrade já tem um novo papel para retornar às telinhas após o sucesso de Sob Pressão, que ele estrelou ao lado de Marjorie Estiano (foto abaixo). Trata-se de um trabalho em uma série do Globoplay chamada Betinho. Na produção, o ator dará vida ao protagonista homônimo e, para tal, precisou emagrecer 7 kg.

Para viver o importante sociólogo, Júlio vai precisar contar com uma caracterização especial. De acordo com a coluna de Patrícia Kogut, o premiado maquiador Martín Macías Trujillo ficará a cargo desse trabalho.

Ainda de acordo com a jornalista do O Globo, as gravações da série serão iniciadas no dia 4 de dezembro e a produção contará com alguns nomes de destaque já relevados para o seu elenco. Humberto Carrão e Ravel Andrade foram os escolhidos para darem vida aos irmãos de Betinho, Henfil e Chico Mário, respectivamente.

Além deles, a série contará com a presença da atriz Marieta Severo, que viverá a mãe do personagem principal, e Andréia Horta, que interpretará uma colega de trabalho do protagonista.

O ator precisou emagrecer pois o personagem que interpretará sofria de hemofilia e era portador do vírus da Aids.

Ator premiado

Recentemente, Júlio Andrade esteve atuando e dirigindo o seriado Sob Pressão. Na produção, ele pode ser visto como o Dr. Evandro Moreira, papel que lhe rendeu diversas indicações e premiações.

O ator venceu, em 2021, dois prêmios pela sua atuação na trama: o Premio F5, como Melhor Ator de Série, além do Melhores do Ano como ator de série, minissérie ou seriado. Júlio também foi indicado no mesmo ano ao Prêmio Contigo e ao SEC Awards.

Para a variação Sob Pressão: Plantão Covid, o ator recebeu as premiações Melhores do Ano Natelinha e Melhores do Ano Minha Novela.

Júlio iniciou sua carreira na TV em 1999, após estrear na minissérie Luna Caliente. Logo depois, atuou em produções da RBS TV, de Porto Alegre. Atuou também em novelas da Globo, como Passione (2010), Ciranda de Pedra (2008) e O Rebu (2014). Nos últimos anos, vem participando de inúmeros seriados, como Justiça (2016), 1 Contra Todos (2016-20) e o já citado Sob Pressão (2017-22).

Quem foi Betinho?

Betinho

O personagem central da história, que será interpretado por Júlio, ficou conhecido como Betinho, mas se chamava, na realidade, Herbert José de Souza.

Foi um importante sociólogo e ativista dos direitos humanos que, durante a vida, dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Herbert herdou a hemofilia de sua mãe. Trata-se de um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue e se manifesta, quase exclusivamente, no sexo masculino. As mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras da condição. 

Além disso, Betinho teve outros problemas de saúde, como uma tuberculose, mas as doenças não o pararam e ele se formou como sociólogo.

Posteriormente, durante o período da Ditadura Militar, o sociólogo foi exilado no Chile. Betinho também esteve à frente de lutas a favor da reforma agrária e foi um dos articuladores do impeachment do ex-presidente Fernando Color de Mello.

Mas, o seu principal projeto foi a luta pelos pobres excluídos, atuando diretamente no combate à miséria e a fome.

O ativista acabou contraindo o vírus do HIV em uma das transfusões de sangue às quais era constantemente submetido em razão de sua hemofilia e faleceu em 1997, vítima das consequências da doença, assim como seus irmãos.

Antes de morrer, fundou no Rio de Janeiro a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor