Fenômeno de audiência e repercussão na TV A Crítica, de Manaus, o apresentador Sikêra Jr. chamou atenção da direção da RedeTV!. Logo, ele foi contratado para levar o Alerta Nacional para o todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Polêmico, o famoso apresentador se tornou uma máquina de opiniões controversas. Suas atitudes indignaram até profissionais que trabalhavam com ele na emissora paulista.
Um desses colegas foi Nathalia Arcuri, famosa na internet com seus conteúdos sobre educação financeira, que apresentava o programa Me Poupe Show, um semanal sobre finanças e economia na RedeTV!.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Indignada com as falas de Sikêra contra a população LGBTQIAPN+, Nathalia resolveu deixar o canal por não tolerar que a empresa tivesse mantido o apresentador em seu cast diante de tal atitude.
“Eu fiquei incomodada e me retirei, foi uma decisão simples. Um valor meu foi corrompido. A gente está vivendo um período muito polarizado e foi um pouco a gota d’água. Tinha outras posturas com que eu não concordava, mas eu não tinha chegado ao meu limite”, assumiu ao UOL em 09 de julho de 2021, dois dias após o seu pedido de demissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Fiz porque é o que eu acredito (…) Não sabia que essa decisão teria essa repercussão, porque pra mim é uma coisa tão simples”, explicou, revelando-se surpresa pela sua saída ter virado notícia.
Passou pano
Para Nathalia Arcuri, a RedeTV! não era obrigada a desligar o contratado, embora acreditasse ser o mais acertado a se fazer.
“Se fosse na minha empresa, não teria conversa, adeus. O que está no contrato, dane-se. É um valor que foi corrompido”, avaliou. “Não posso exigir que a emissora tome uma postura. Como dona da minha empresa, fiz o que estava ao meu alcance”, acrescentou.
Na época, o canal confirmou a saída da funcionária que, na verdade, era sócia da estação e apenas dividia os lucros da atração com a empresa de comunicação.
A assessoria do canal repudiou as falas de Sikêra, porém, o manteve contratado, em uma atitude paradoxal.
“A RedeTV! confirma a saída de Nathalia Arcuri. A emissora agradece o profissionalismo e empenho da jornalista e deseja sucesso em sua jornada. O último episódio do Me Poupe! Show será exibido na terça-feira (20)”, enviou em comunicado à imprensa.
Leia também: Neto nunca perdoou técnico que o deixou fora da Copa: “Tenho pena”
O Caso
Sikêra se referiu à população homossexual como “raça desgraçada”, em pleno mês do Orgulho Gay. A TV de Osasco afirmou que o artista se desculpou no programa na semana seguinte e minimizou o fato.
“O mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional”, dizia a nota.
“Mesmo assim, a RedeTV! ressalta que tal comportamento não representa, de forma alguma, o posicionamento e o respeito da emissora à diversidade e população LGBTQIA+”, tentou se eximir da culpa, após defendê-lo abertamente.
A demissão
Menos de dois anos depois, no entanto, Sikêra acabou demitido da televisão de Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo Jr. Seu contrato, que duraria até 2027, foi rescindido em abril deste ano.
“Eu estava afastado por causa do meu problema de saúde e, antes, já tinha uma história de que queriam rescindir o contrato que eu tinha até 2027. Mas eles mandaram uma notificação judicial quando estava prestes a voltar, e acabou nossa relação ali”, disse o ex-funcionário na imprensa.
Ele, ainda assim, continuou contratado da TV A Crítica. O jornalístico, inclusive, acaba de voltar ao ar na capital paulista graças à filiação da emissora manauara com a RTN, de São Paulo, para retransmissão de sua programação no estado.