Ao longo do ano, vamos atualizar a lista abaixo com os fatos que movimentaram a televisão brasileira em 2020. Confira:

JANEIRO

Logo no dia 1º de janeiro, em mudança que foi anunciada ainda em 2019, o Grupo Globo deu andamento à sua reorganização administrativa, intitulada Uma Só Globo, reunindo todas as empresas em um único núcleo. Paulo Daudt Marinho assumiu o posto de diretor dos canais Globo, enquanto Carlos Henrique Schroder, que era o diretor-geral da Rede Globo, tornou-se diretor de Criação e Produção de Conteúdo do grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 5 de janeiro, estreou a quinta temporada do programa The Voice Kids na Rede Globo. Apresentação de André Marques, bastidores comandados por Thalita Rebouças e os músicos Carlinhos Brown, Claudia Leitte e Simone e Simaria como técnicos.

Entre 7 e 10 de janeiro, a Rede Globo exibiu a minissérie O Auto da Compadecida, de 1999, no horário nobre, em comemoração aos 20 anos de sua exibição original. Foi produzida uma nova abertura e a produção foi exibida em alta definição.

No 13 de janeiro, a TV Cultura informou que a jornalista Daniela Lima deixava a apresentação do programa Roda Viva. Ela foi contratada para atuar na CNN Brasil. No dia 20 de janeiro, a também jornalista Vera Magalhães assumiu o comando da atração.

Entre 14 e 17 de janeiro, a Rede Globo exibiu Chacrinha: a Minissérie, estrelada por Stephan Nercessian no papel de Abelardo Barbosa. A produção é derivada do filme Chacrinha: o Velho Guerreiro, lançado em 2018.

No dia 21 de janeiro, estreou a 20ª temporada do Big Brother Brasil na Rede Globo. O BBB20 conta novamente com apresentação de Thiago Leifert e 18 participantes entraram na casa. Será a mais longa temporada do reality show, com duração de 94 dias.

No mesmo dia 21 de janeiro, após o BBB, a Globo estreou o humorístico Fora de Hora, inspirado no Furo MTV, da antiga MTV Brasil. A apresentação é de Paulo Vieira e Renata Gaspar e diversos humoristas participam como repórteres e comentaristas, incluindo Caito Mainier, Júlia Rabello, Késia Estácio, Luana Martau, Luis Lobianc, Marcelo Adnet, Marcius Melhem, entre outros.

No dia 24 de janeiro, foi exibido o último capítulo de Bom Sucesso, novela das sete da Rede Globo. A trama, protagonizada por Antonio Fagundes e Grazi Massafera, foi sucesso de público e crítica e obteve média geral de 28,8 pontos, sendo a melhor novela das sete em Ibope, empatada com Pega Pega, desde Cheias de Charme, de 2012. O episódio final marcou 31 pontos na Grande São Paulo e 36 pontos no Rio de Janeiro.

No dia 27 de janeiro, termina o programa Olga, na RedeTV!, com a consequente demissão da apresentadora Olga Bongiovanni, que disse que foi pega de surpresa com a notícia.

Ainda no dia 27 de janeiro, a Rede Globo estreou sua nova novela das sete, Salve-se Quem Puder, estrelada por Vitória Strada, Juliana Paiva e Deborah Secco. O primeiro capítulo marcou 27,9 pontos. Para efeito de comparação, Bom Sucesso estreou com 31,5 pontos e O Tempo Não Para com 31,9 pontos.

No dia 28 de janeiro, a RedeTV! estreou o programa Alerta Nacional, apresentado por Sikêra Júnior diretamente dos estúdios da TV A Crítica, de Manaus (AM). A atração teve pico de 1,7 ponto no Ibope e triplicou a audiência da emissora no horário.

No dia 30 de janeiro, a Record estreou o programa Em Nome da Justiça. Comandado por Luiz Bacci, a atração analisa decisões judiciais de crimes que até hoje despertam dúvidas. A atração conta com a participação da criminóloga Ilana Casoy.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


FEVEREIRO

No dia 2 de fevereiro, a ESPN exibiu o Super Bowl LIV, com a vitória do Kansas City Chiefs contra o San Francisco 49ers. Foi a última grande transmissão de Everaldo Marques no canal, já que, no dia seguinte, foi anunciado que ele se transferiu para o Grupo Globo, onde vai atuar principalmente no Sports.

Parceiro de longa data de Gugu Liberato (1959-2019) no SBT e em outras empreitadas, Homero Salles foi contratado pela RedeTV!, assumindo o cargo de vice-presidente de conteúdo da emissora a partir de 3 de fevereiro.

No dia 5 de fevereiro, estreia a novela temporada de Segue o Jogo na Rede Globo, após as transmissões de futebol de quarta-feira. Novidade no comando: Lucas Gutierrez substituiu Gustavo Villani.

No dia 9 de fevereiro, Globo e TNT exibiram a 92ª edição do Oscar. A TNT exibiu a cerimônia na íntegra, enquanto a Globo começou a mostrar após o jogo entre Brasil e Argentina no Torneio Pré-Olímpico de futebol masculino.

No dia 15 de fevereiro, o SBT estreou a terceira temporada do programa Júnior Bake Off Brasil.

No dia 17 de fevereiro, o Jornal da Band ganhou nova vinheta de abertura e novos grafismos.

No dia 18 de fevereiro, termina a exibição da segunda versão de Selva de Pedra no Viva. Em seu lugar, no dia 19 de fevereiro, estreia Brega & Chique.

Entre 21 e 25 de fevereiro, as emissoras mostraram o Carnaval. A Globo transmitiu os desfiles de São Paulo e a série A do Rio de Janeiro nos dias 21 e 22 de fevereiro; e os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro nos dias 23 e 24 de fevereiro. SBT e Band mostraram o Carnaval de Salvador. A RedeTV! mostrou o tradicional programa Bastidores do Carnaval.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


MARÇO

No dia 3 de março, morre o jornalista e narrador esportivo Cadu Cortez, do DAZN.

No dia 8 de março, estreou a nova versão do Domingo Show, com apresentação de Sabrina Sato.

No dia 9 de março, estreou o programa Fofoca Aí na TV Gazeta.

No dia 15 de março, entrou no ar a CNN Brasil, mais novo canal de notícias da TV por assinatura brasileira. Após mais de um ano de preparativos, o canal inicia sua trajetória contando com grandes nomes, como William Waack, Monalise Perrone, Reinaldo Gottino, entre outros.

No dia 16 de março, estreia a nova versão do 1º Jornal na Band. Com isso, o Café com Jornal saiu do ar.

No dia 17 de março, a Globo estreou o programa Combate ao Coronavírus, com apresentação de Márcio Gomes.

No dia 20 de março, Renata Abravanel, filha de Silvio Santos, assumiu a presidência do Grupo Silvio Santos, substituindo Guilherme Stoliar.

No dia 21 de março, a Globo interrompe a exibição de Amor de Mãe em virtude da pandemia do novo coronavírus.

No dia 23 de março, a Globo inicia a reprise de Fina Estampa no horário das nove, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 27 de março, a Globo exibe o último capítulo de Éramos Seis. No mesmo dia, a RedeTV! estreia a faixa RedeTV! 20 Anos, que vai exibir programas que se destacaram na história da emissora.

No dia 27 de março, morre o apresentador e artista plástico Daniel Azulay, que comandou programas infantis na TVE e na Band, entre outros canais.

No dia 28 de março, a Globo interrompe a exibição de Salve-se Quem Puder em virtude da pandemia do novo coronavírus.

No dia 30 de março, a Globo inicia a reprise de Novo Mundo e Totalmente Demais em virtude da pandemia do novo coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


ABRIL

No dia 1º de abril, menos de um mês depois da estreia do novo formato, a Record cancela o programa Domingo Show, apresentado por Sabrina Sato. Além de ser impactado pela pandemia do novo coronavírus, a atração teve baixos índices de audiência e prejuízos comerciais. O último programa foi exibido em 29 de março.

No dia 3 de abril, a Globo exibe o último capítulo de Malhação: Toda Forma de Amar. No dia 6 de abril, a emissora inicia a reprise de Malhação: Viva a Diferença em virtude da pandemia do novo coronavírus.

No dia 4 de abril, a Globo inicia a exibição do programa Música Boa, com Iza, originalmente apresentado pelo Multishow.

No dia 8 de abril, Marcão do Povo, apresentador do Primeiro Impacto, do SBT, comenta que deveriam ser criados campos de concentração para pessoas infectadas com coronavírus e revolta o público. Ele é suspenso da apresentação do telejornal. Marcão voltou ao comando do programa no dia 27 de abril.

No dia 12 de abril, sem futebol ao vivo para exibir em suas grades, Globo e Band apelam para reprises. A Globo mostrou a final da Copa de 2002, entre Brasil e Alemanha, enquanto a Band relembrou a final do Campeonato Paulista de 1993, entre Palmeiras e Corinthians. A prática continuou a ser feita nas semanas seguintes.

No dia 14 de abril, a Record exibe o último capítulo de O Rico e o Lázaro e inicia a reprise de Jesus.

No dia 17 de abril, morre, em Portugal, o ator Filipe Duarte, que atuou em Amor de Mãe.

No dia 18 de abril, a CNN Brasil estreia o programa O Mundo Pós-Pandemia. No dia seguinte, outra novidade: CNN Todos Juntos.

No dia 20 de abril, a Globo voltou a exibir o Encontro com Fátima Bernardes. Ana Maria Braga passou a participar da atração por meio de videoconferência. No mesmo dia, o canal Viva começa a exibir Chocolate com Pimenta (2003).

No dia 27 de abril, a TV Cultura estreia o Jornal da Tarde, com apresentação de Aldo Quiroga e Joyce Ribeiro. No mesmo dia, a Globo começa a exibir Êta Mundo Bom! (2016) no Vale a Pena Ver de Novo.

No dia 27 de abril, a Globo realizou a final do BBB20, sucesso de audiência. A vencedora foi a médica Thelma Assis, seguida por Rafa Kalimann e Manu Gavassi.

No dia 28 de abril, a Globo estreia a série Aruanas, originalmente produzida para o Globoplay.

No dia 29 de abril, morre o jornalista Luís Edgar de Andrade, que atuou por muitos anos na Rede Globo. No dia seguinte, morre Ronan Soares, que também foi da equipe da emissora.

No dia 30 de abril, a Globo estreia a segunda temporada do reality show Mestre do Sabor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


MAIO

No dia 1º de maio, termina a exibição de Avenida Brasil (2012) no Vale a Pena Ver de Novo.

No dia 4 de maio, o ator Flávio Migliaccio é encontrado morto em seu sítio, no interior do Rio de Janeiro, aos 85 anos.

No dia 5 de maio, morreu, em virtude da covid-19, a atriz e radialista Daisy Lúcidi, aos 90 anos.

No dia 6 de maio, o CADE aprova a fusão entre os canais Fox Sports Brasil e ESPN Brasil. No mesmo dia, a Record começa a exibir Os Mutantes: Caminhos do Coração no lugar de Caminhos do Coração.

No dia 8 de maio, o programa Fofocalizando passa a ser chamado de Triturando. Além disso, duas apresentadoras foram trocados no dia 15 de maio: Lívia Andrade e Mara Maravilha deixaram o programa, sendo substituídas por Ana Paula Renault e Flor.

No dia 9 de maio, a Globo deixa de exibir o programa Música Boa e retoma a Sessão de Sábado, com filmes.

No dia 10 de maio, morreu o jornalista Antônio Carlos Ferreira, que trabalhou por muitos anos na Rede Globo e também foi da Rede Vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 18 de maio, estreia na Globo a nova temporada de Conversa com Bial. Já a Band passa a exibir o programa Largados e Pelados, do Discovery.

No dia 21 de maio, Rafael Colombo deixa a apresentação do Band Notícias e anuncia seu ingresso na CNN Brasil.

No dia 22 de maio, a Globo extingue o programa Combate ao Coronavírus.

No dia 24 de maio, o SBT causa polêmica ao suspender a exibição do telejornal SBT Brasil, supostamente para não repercutir o vídeo da reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro. No lugar, foi mostrada uma edição do Triturando.

No dia 26 de maio, foi anunciado que Zeca Camargo estava deixando a Rede Globo após 24 anos. Na casa, apresentou programas como Fantástico e No Limite e, nos últimos tempos, vinha comandando o É de Casa.

No dia 29 de maio, o jornalista Reinaldo Gottino surpreende ao acertar seu retorno para a Rede Record, de onde saiu há menos de um ano para ingressar na CNN Brasil.

No dia 31 de maio, estreia CNN Séries Originais, com Evaristo Costa, na CNN Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


JUNHO

No início de junho, José de Abreu, Miguel Falabella e Vera Fischer foram dispensados pela Rede Globo.

No dia 8 de junho, Reinaldo Gottino voltou a apresentar o Balanço Geral SP, na Record.

No dia 10 de junho, um homem armado com uma faca e uma bíblia invadiu a sede da Globo do Rio de Janeiro e fez a repórter Marina Araújo de refém. Ele queria falar com a jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional.

No dia 16 de junho, Mariana Godoy anunciou que estava deixando a RedeTV! para ingressar na Band.

No dia 19 de junho, a Record anunciou a contratação de Carolina Ferraz. A atriz passou a comandar o Domingo Espetacular a partir de julho.

No dia 25 de junho, a equipe do Aqui na Band, incluindo os apresentadores Luís Ernesto Lacombe e Nathália Batista, são afastados. Lacombe acaba deixando a Band em seguida, bem como o diretor Vildomar Batista. O programa foi encerrado após a exibição de reprises.

No dia 30 de junho, Renato Aragão não tem seu contrato renovado com a Rede Globo após 44 anos. Outro ator que deixou o canal foi José Loreto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


JULHO

No dia 2 de julho, a Rede Globo rompeu o contrato de transmissão do Campeonato Carioca com a FERJ após o Flamengo exibir o jogo contra o Boavista pelo YouTube.

No mesmo dia, Zeca Camargo assinou contrato com a Band.

No dia 15 de julho, o SBT voltou a transmitir futebol ao mostrar a partida entre Flamengo e Fluminense, pela final do Campeonato Carioca de 2020.

No dia 20 de julho, a CNN Brasil anunciou a contratação dos jornalistas Alexandre Garcia e Sidney Rezende para serem comentaristas no novo quadro CNN – Liberdade de Expressão.

No dia 27 de julho, é anunciado que o ator Paulo Rocha não renovou seu contrato com a Globo e retornou para Portugal, onde vai estrelar uma novela da SIC.

No dia 28 de julho, morre o jornalista Rodrigo Rodrigues, vítima da Covid-19.

No dia 31 de julho, o Grupo Chespirito anunciou que não renovou os direitos de exibição das séries Chaves e Chapolin em nenhuma plataforma. Sendo assim, os programas deixaram de ser exibidos pelo SBT e pelo Multishow no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


AGOSTO

No dia 5 de agosto, o DAZN rompeu seu contrato com a CONMEBOL, deixando de transmitir a Copa Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana.

No dia 6 de agosto, foi a vez do Grupo Globo anunciar o rompimento do contrato com a CONMEBOL, deixando de exibir a Taça Libertadores da América. Além da Rede Globo, o Sportv também foi afetado pela medida.

No dia 10 de agosto, a Globo volta a gravar as novelas Salve-se Quem Puder e Amor de Mãe; já a Record, volta a gravar Amor Sem Igual. As tramas ainda não têm previsão de volta ao ar.

No dia 14 de agosto, Marcius Melhem deixa a Rede Globo após 17 anos de casa.

No dia 18 de agosto, Edu Guedes anunciou que estava deixando a RedeTV!. Ele seguiu para a Band.

No dia 19 de agosto, Renata Abravanel assumiu a presidência do SBT, substituindo Guilherme Stoliar.

No dia 25 de agosto, a RedeTV! anunciou a contratação de Luís Ernesto Lacombe, ex-Band.

No dia 26 de agosto, a Globo anunciou que não vai exibir a Fórmula 1 a partir de 2021 após não renovar os direitos com a Liberty Media. O Sportv também foi afetado pela medida.

Na Rede Vida, o Padre Robson de Oliveira Pereira, acusado de desvio e lavagem de dinheiro de doações de fieis, deixa de aparecer no vídeo a partir de 28 de agosto.

No dia 31 de agosto, a Globo estreou a edição especial de Flor do Caribe na faixa das seis. A novela substituiu Novo Mundo.

SETEMBRO

No dia 4 de setembro, Homero Salles deixa a vice-presidência de conteúdo da RedeTV!, cargo que havia assumido no início do ano.

No dia 7 de setembro, terminou a exibição de Brega & Chique no canal Viva. A substituta, Sassaricando, estreou no dia 8.

No dia 7 de setembro, estreou a reprise de Laços de Família no Vale a Pena Ver de Novo. A trama dividiu horário com Êta Mundo Bom!, que foi exibida até o dia 11 de setembro.

No dia 10 de setembro, o SBT anuncia que fechou acordo com a CONMEBOL para exibição da Taça Libertadores da América na TV aberta. Para as transmissões, foram contratados nomes como Téo José e Mauro Beting.

No dia 15 de setembro, a Band iniciou a reprise da novela Floribella.

No dia 18 de setembro, terminou na Globo a edição especial de Fina Estampa, sucedida, em 21 de setembro, por A Força do Querer.

No dia 20 de setembro, a Globo reiniciou a quinta temporada do The Voice Kids, interrompida em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.

No dia 20 de setembro, reestreou na Band o Show do Esporte. Além das transmissões de futebol feminino e de campeonatos de juniores, a emissora adquiriu os direitos do Campeonato Alemão e do Campeonato Italiano.

No dia 21 de setembro, estreou no canal Viva a primeira temporada de Malhação.

No dia 21 de setembro, foi anunciado que Roberto Cabrini não renovaria seu contrato pelo SBT, onde apresentava o Conexão Repórter. A partir de novembro, ele será contratado da Record, onde fará reportagens para o Domingo Espetacular.

No dia 24 de setembro, Rachel Sheherazade deixou a bancada do SBT Brasil, sendo substituída por Márcia Dantas. Rachel não teve o seu contrato renovado pela emissora.

No dia 28 de setembro, a Record estreou os novos cenários e grafismos dos programas Balanço Geral e Cidade Alerta.

No dia 28 de setembro, estreou na RedeTV! o programa Opinião no Ar, comandado por Luís Ernesto Lacombe.

No dia 29 de setembro, Boris Casoy tem seu contrato rescindido pela RedeTV!, deixando, assim, o RedeTV! News. Mauro Tagliaferri assumiu seu lugar.

OUTUBRO

No dia 1º de outubro, a Band realiza os primeiros debates das eleições de 2020, com candidatos a governador de diversas cidades brasileiras.

No dia 3 de outubro, foi anunciada a saída de Maisa Silva do SBT.

No dia 5 de outubro, o Mais Você voltou a ser apresentado pela Rede Globo. O programa estava suspenso em virtude da pandemia do novo coronavírus.

No dia 6 de outubro, o SBT anunciou que o Esquadrão da Moda deixaria de ser um programa fixo e passaria a ser realizado por temporadas. No entanto, uma nova edição ainda não tem previsão de estreia.

No dia 5 de outubro, Claudete Troiano estreou o programa Vou Te Contar na RedeTV!.

No dia 7 de outubro, o SBT dispensou Lívia Andrade, Mamma Bruschetta e Leão Lobo, apresentadores do Fofocalizando. Mamma Bruschetta foi contratada pela Band, onde vai participar do Melhor da Tarde, com Cátia Fonseca.

No dia 8 de outubro, na Globo, estreou a temporada especial Sob Pressão – Plantão Covid, que teve dois episódios.

No dia 9 de outubro, foi iniciada a transmissão do Horário Eleitoral Gratuito na televisão aberta. Os blocos contam com 10 minutos e são mostrados duas vezes ao dia.

No dia 9 de outubro, morreu o ator e diretor Cecil Thiré, aos 77 anos, em virtude de complicações causadas pelo Mal de Parkinson.

No dia 9 de outubro, terminou a edição especial de Totalmente Demais na Globo. A trama foi sucedida, a partir de 12 de outubro, por Haja Coração.

No dia 10 de outubro, estreou na Globo o programa Simples Assim, apresentado por Angélica.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor