Há anos, sempre foi especulado sobre quem comandaria as tardes de domingo na Globo quando Faustão se aposentasse. Luciano Huck costumava ser o mais cotado. O apresentador não se aposentou e sua saída da emissora foi conturbada, além de muito mal explicada. Mas a previsão a respeito da ida de Huck se confirmou.

Previsto apenas para janeiro de 2022, o novo Domingão acabou antecipado por conta do desligamento de Fausto, que só sairia em dezembro. Então, a estreia do Domingão com Huck aconteceu neste primeiro domingo de setembro, após um atraso na programação por conta do cancelamento do jogo entre Brasil e Argentina, substituído por um filme de longa duração.

O título já deixa claro que a Globo não vai mais cometer o erro de dar o nome de um apresentador para uma atração. Tudo para manter o nome da marca. Afinal, o Domingão do Faustão virou o principal programa da emissora aos domingos. Mas agora é “Domingão com” e não “Domingão do”.

Até porque Luciano vive com a eterna dúvida de se candidatar ou não à presidência do país. Sabe-se Deus como estará sua ambição em 2027. E o início de sua saga no horário de seu ex-colega se mostrou apenas correto. Afinal, não houve tempo para criar maiores novidades. Tudo foi feito na correria e sendo noticiado pela imprensa. Um amadorismo até então novo para a empresa.

Huck levou vários quadros do Caldeirão para seu ‘novo’ programa e nem poderia ser diferente. São formatos de sucesso, como o Quem quer ser um milionário, The Wall e Visitando o passado. Ainda não se sabe se o Lata-Velha vai continuar, mas há chances.

O Domingão também vai contar com um quadro da época de Faustão, o Show dos Famosos. E todos os participantes já foram anunciados na estreia. O júri é formado por Preta Gil, Boninho (que já fazia parte antes) e um convidado especial a cada rodada. A estreia foi com Xuxa. Sobre a Dança dos Famosos, cuja edição de 2021 chegou ao fim semana passada, será sob o comando de Huck em 2022.

A estreia do Domingão com Huck foi uma mescla do passado de Faustão com o Caldeirão. Mas com a presença de Luciano fica difícil não associar ao seu longevo programa de sábado. Ainda mais com os quadros.

Vale até mencionar a parte que o apresentador conta a história de algum desconhecido com o intuito de emocionar o telespectador. Já começou assim logo na estreia aos domingos. Pareceu até uma propaganda eleitoral. Isso sempre existiu na sua atração dos sábados e Huck deixa claro que vai levar para os domingos. O que por um lado é uma pena, pois o maior diferencial de Fausto era não apelar para contextos sentimentais ou assistencialistas, se distanciando do que Eliana e Rodrigo Faro já fazem no SBT e Record, respectivamente.

Luciano Huck não conseguiu esconder o nervosismo em sua estreia no horário que era do Faustão por mais de 32 anos. Aliás, o programa teve trechos ao vivo e outros gravados. A produção também teve dificuldades de lidar com a apreensão do novo começo. Isso porque não cortaram o trecho do quadro Quem quer ser um milionário de Luciano falando que o jogo entre Brasil e Argentina tinha sido um jogaço. Só que não teve jogo.

Para culminar, soltaram errado o bloco do Show dos Famosos com dois spoilers: Margareth Menezes como Neguinho da Beija-Flor e Gloria Groove como Xanddy, do Harmonia do Samba. Uma confusão constrangedora. Até porque a essência do quadro era o público descobrir a identidade do homenageado. A audiência foi boa e provavelmente seguirá dentro do esperado pela emissora. Até porque a concorrência deixou de ser uma ameaça há muito tempo.

O novo programa dominical da Globo não tem novidade alguma. O Domingão com Huck, ao menos por enquanto, é uma medida de emergência para tapar o buraco que a saída de Faustão e o término da Super Dança dos Famosos deixaram. Provavelmente, as reais novidades só estrearão em 2022, como estava planejado no início. O que o público vai assistir em 2021 não passa de um Caldeirão do Huck aos domingos.

Compartilhar.
Avatar photo

Sérgio Santos é apaixonado por TV e está sempre de olho nos detalhes. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor