Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, Marco França faz sua estreia na televisão em Mar do Sertão, novela que a Globo exibe às seis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na trama de Mário Teixeira, França vive Fubá Mimoso, o matador que, após se converter, passou a atender por Dom Tião.
Além de ator, Marco França é músico multi-instrumentista e diretor musical. Ele possui anos de carreira em diversas áreas ligadas à cultura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fubá Mimoso em cena
Em Mar do Sertão, Fubá Mimoso foi contratado por Tertulinho (Renato Góes) para acabar com a vida de José Mendes (Sergio Guizé). Os rivais estão em pé de guerra desde o início do folhetim, quando disputavam Candoca (Isadora Cruz).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Ele é excêntrico, metrossexual e muito religioso, devoto da Compadecida. Cheio de mistério, galante e chega em Canta Pedra bagunçando o coreto”, adiantou Marco ao portal Gshow, quando surgiu em cena pela primeira vez.
O ator foi recebido no set por colegas e conterrâneos como Titina Medeiros e Matteus Cardoso – intérpretes de Nivalda e Joel Leiteiro.
“No segundo antes do meu primeiro ‘gravando’ tive o privilégio de receber um grande ‘axé’ liderado pelo José de Abreu, com muita vibração e energia positiva, compartilhado por todos que estavam no set. Me senti ali batizado por eles. O Zé nem sabe, mas o adotei como padrinho desde então!”.
Um novo homem?
Após um período longe da novela das seis, Marco França voltou para a nova fase de Fubá Mimoso; desta vez, ele atende por Dom Tião, homem arrependido dos crimes que cometeu, sempre à disposição de José Mendes. Ele foi “tocado” pelo divino numa encenação de Xaviera (Giovana Cordeiro, foto), Timbó (Enrique Diaz) e Anita (Júlia Mendes).
“Dizer que Xaviera, Timbó e esse povo todo está livre de qualquer possibilidade dessa farsa vir à tona, e dizer que eles estão seguros? Rapaz, com essa fé toda que ele tem, e devoto do jeito que ele sempre foi desde o começo, e aí ele descobre que foi enganado?”, questionou em matéria do Gshow, sobre a mudança de perfil.
“Acho que isso pode dar uma confusão muito grande. Se Xaxá, Timbó e Anita estão a salvo? Eu não garanto, não”, adiantou.
Multifacetado
Dedicado ao teatro, Marco França atuou como diretor musical do grupo Clowns de Shakespeare em Natal, entre 2000 e 2015.
Ele também participou de diversos festivais de teatro, tendo sido indicado aos prêmios Shell de Teatro – SP e Bibi Ferreira de Teatro.
França mora em São Paulo desde 2016. Recentemente, ele respondeu pela direção musical, pelos arranjos e pela música original do espetáculo Silvio Santos Vem Aí.
Na música, destaque para os trabalhos ao lado de profissionais renomados, como Zeca Baleiro e Chico César.