Mar do Sertão, novela de Mário Teixeira que a Globo exibe às seis, ganhou outro ritmo desde que coronel Tertúlio (José de Abreu) levou um tiro. Os desdobramentos desta situação estão dominando os capítulos.

Mar do Sertão - Sergio Guizé

Além da fuga de Vespertino (Thardelly Lima), após a tentativa de enterrar o coronel vivo, e a prisão de Pajeú (Caio Blat), acusado do disparo, o folhetim trouxe à tona o grande segredo de Tertúlio: ele é o pai de José (Sergio Guizé).

Laços de sangue

Mar do Sertão - José de Abreu

No capítulo de ontem (15), bastante fraco após a cirurgia realizada por Candoca (Isadora Cruz), o todo-poderoso de Canta Pedra contou à esposa Deodora (Débora Bloch) que o maior inimigo da família é seu filho biológico.

“Esse acontecido me fez repensar muita coisa, Deodora…”, balbuciou o coronel.

“Imagino… Mas, não é momento de se preocupar com os negócios da fazenda…”, respondeu Deodora.

“Não tô falando da fazenda… É de Zé Paulino. Ele precisa saber a verdade… Ele precisa saber que eu sou o pai dele”, disparou Tertúlio, antes de adormecer, sob o efeito de anestésicos.

Sigilo absoluto

Mar do Sertão - Débora Bloch e Renato Góes

A intenção do coronel Tertúlio era de que Deodora levasse a verdade até os ouvidos de José e fizesse a paternidade valer. A megera, contudo, traça outros planos…

Certa de que precisa preservar a fortuna da família, e para evitar problemas maiores entre o enteado e o filho Tertulinho (Renato Góes), ela omite a informação.

A vilã também vai aproveitar a convalescência do marido para se tornar a mandachuva da fazenda Palmeiral, distribuindo ordens e grosserias.

Plano maligno

Mar do Sertão - Débora Bloch e José de Abreu

Para se perpetuar no poder, Deodora irá aplicar doses de calmante no marido. Assim, Tertúlio seguirá debilitado, impossibilitado de contar o seu segredo para José e de reassumir o comando dos negócios.

As ações da patroa vão despertar a desconfiança de Ismênia (Ana Miranda). Na tentativa de ajudar o coronel, ela trocará o remédio administrado por Deodora por azeite.

Mar do Sertão, com direção artística de Allan Fiterman, segue em exibição às seis até março do ano que vem. O folhetim será substituído por Amor Perfeito, de Duca Rachid e Júlio Fischer.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor