André Santana

Eliana está no olho do furacão. Enquanto vários colunistas especializados em TV insistem que a loira está na mira da Globo, a animadora e a emissora carioca desmentem veementemente tal informação. O que não é estranho: Eliana ainda é contratada do SBT, e a Globo tem como política não quebrar contratos de concorrentes.

Eliana

Porém, independentemente da veracidade dos rumores, fato é que uma mudança neste sentido poderia fazer muito bem a Eliana. A apresentadora, atualmente, vive uma fase tranquila e está em sua zona de conforto. Um novo desafio poderia dar um up necessário à sua carreira.

Não que ela viva uma fase ruim. Eliana é uma das principais estrelas do SBT e seu programa é vice-líder nas tardes de domingo há anos. Não é ruim permanecer num lugar de destaque e prestígio.

No entanto, Eliana está batendo com a cabeça no teto no SBT. Seu programa dominical dificilmente ficará maior do que já é. Além disso, abastecê-lo com novidades parece um desafio cada vez mais difícil. Eliana está no limite, tanto de audiência quanto de estrutura.

Novos ares

Eliana - Ideias a venda

Neste contexto, uma mudança de ares poderia colocá-la numa nova posição. Se realmente houvesse um convite da Globo e ela topasse, Eliana teria à disposição toda a estrutura da líder de audiência e a chance de se aventurar em outros formatos ou horários.

Ela poderia ser a solução que a estação procura há anos para o início de suas tardes de sábado ou domingo. Ou até mesmo dar uma cara nova às manhãs do canal, como os rumores indicam.

Mesmo que ela não mude de emissora, poderia mudar de posição no próprio SBT. Eliana poderia ganhar um novo programa, noturno, com uma proposta diferente de seu dominical. Isso já traria um sopro de novidade em sua carreira.

Foi interessante ver Eliana fora do SBT, no comando do Ideias à Venda, na Netflix. Mesmo que o formato não seja muito inovador, a apresentadora mostrou que pode fazer algo diferente.

Transição

Eliana foi lançada na programação infantil do SBT e comandou programas para crianças entre 1991 e 2004. Ao perceber que a era das apresentadoras infantis chegava ao fim, ela fez sua transição de público, assumindo uma atração dominical familiar aos domingos. O Tudo É Possível (2005 – 2009) marcou esta mudança de público.

Assim como o ciclo de programas infantis chegou ao fim, talvez seu ciclo como apresentadora de programas dominicais também esteja prestes a se encerrar. A não ser que ela seja a escolhida para ocupar o espaço de Silvio Santos nas noites de domingo, numa eventual aposentadoria do “patrão”, ela não tem mais por onde crescer.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor