Os Trapalhões fez muito sucesso na Globo entre as décadas de 1970 e 1990. A trupe, formada por Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias, divertiu gerações na televisão e emplacou diversos longas de sucesso no cinema. Desses quatro, somente Dedé e Didi ainda estão entre nós (foto abaixo).

Dedé Santana e Renato Aragão (Didi)
Divulgação / Globo

No entanto, o grupo sofreu um baque com a morte de Zacarias. Mauro Faccio Gonçalves faleceu em 18 de março de 1990, aos 56 anos. Numa entrevista, o parceiro de cena Dedé Santana deu detalhes sobre os últimos dias de vida do comediante.

[anuncio_1]

Férias prolongadas

Os Trapalhões - Zacarias
Divulgação / Globo

Em entrevista a um podcast, Dedé Santana confessou que percebeu que Mauro Gonçalves, o Zacarias, não estava bem de saúde durante as filmagens de Uma Escola Atrapalhada (1990). Ele contou que o filme foi rodado durante um raro período de férias do programa da Globo.

Dedé explicou que era um trabalho relativamente curto, já que a presença de Os Trapalhões no filme é praticamente uma “participação especial”, pois o longa era estrelado por Angélica, Supla e Gugu Liberato. Ainda assim, Dedé disse que Zacarias dava sinais de que não estava bem.

O parceiro de Didi contou que, na época, Zacarias fazia “regimes malucos”, já que não queria engordar de jeito nenhum. Assim, durante as filmagens de Uma Escola Atrapalhada, Dedé notou que o comediante não apresentava o vigor cênico habitual, o que o deixou preocupado.

Sumiço

Os Trapalhões
Divulgação / Globo

Na mesma entrevista, Dedé Santana contou que, após concluírem as filmagens do longa, Zacarias “sumiu”. Estranhando o fato do trapalhão não dar notícias, Dedé e seus parceiros de trupe o procuraram em sua casa e não o encontraram.

Em seu relato, Dedé afirmou que ele e os colegas se preocuparam, já que as férias de Os Trapalhões estava quase terminando. Com isso, um amigo de Zacarias revelou a eles que o comediante estava, sim, em casa, mas não atendia ninguém. Segundo este amigo, Zacarias só atendia a uma pessoa que trabalhava com eles na televisão.

Sabendo disso, Dedé chamou Renato Aragão, Mussum e o homem da produção de Os Trapalhões que era a única pessoa com quem Zacarias falava naquele período. Eles foram juntos até a casa do humorista e se espantaram com o que viram.

“Pele e osso”

Domingo Show

Dedé Santana revelou que ele e seus colegas encontraram Zacarias totalmente irreconhecível. Inclusive, o estado de saúde do humorista e sua aparência fizeram surgir rumores de que ele estava com Aids, boato que a família negou veementemente.

“Ele abriu a porta e viu a gente. Estava pele e osso… Tava desfigurado. Aí falamos: ‘vamos levar para o hospital’. Aí ele só saiu dali para o hospital. Mas aí não teve volta”, relatou.

Dedé contou que eles avisaram José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então o grande diretor da Globo, sobre o que estava acontecendo. O diretor, então, indicou um hospital para levar Zacarias e assumiu os cuidados com a saúde do humorista.

Mas o artista não resistiu e acabou falecendo. De acordo com uma das irmãs de Zacarias, Marli Gonçalves, ele já pressentia que estava perto do fim. Em seu último aniversário, o humorista comentou com ela que sabia que “estava perto de ir”.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor