Prestes a estrear à frente do Saia Justa no GNT, canal pago do Grupo Globo, Eliana construiu uma bem-sucedida carreira na televisão. Há 33 anos, ela ocupa um espaço na programação da TV brasileira.

Eliana à frente do Festolândia
Eliana à frente do Festolândia

Algo inimaginável para quem encarou um fracasso retumbante logo em sua estreia na TV. Seu primeiro programa, Festolândia, estreou em 19 de agosto de 1991 e ficou apenas três meses no ar nas manhãs do SBT.

Por pouco, a lourinha não desapareceu de vez. Mas ela persistiu, assumiu a Sessão Desenho e, em 2 de agosto de 1993, estreou o Bom Dia & Cia, atração que a projetou.

Qual foi o primeiro programa de Eliana no SBT?

Em 19 de agosto de 1991, o SBT lançava o programa infantil Festolândia. A atração ia ao ar pelas manhãs, das 9h às 10h30, e era comandado pela estreante Eliana, na época com 18 anos. A loirinha era integrante do grupo musical Banana Split e caiu nas graças de Silvio Santos após participar do Qual é a Música.

O programa seguia a mesma fórmula consagrada por Xuxa e seguida por Angélica, Mara Maravilha e Mariane na época. Rodeada de crianças num cenário com um castelo ao fundo, Eliana comandava brincadeiras e recebia atrações musicais. Desenhos animados preenchiam o restante do tempo.

Festolândia não agradou e acabou sofrendo duras críticas, como a assinada por Mônica Bonvicino na Folha de S. Paulo, em 25 de agosto de 1991.

“A sensação diante da TV é que chegou a época dos clones, tal é a semelhança entre as apresentadoras. Mariane, com programa que leva seu nome, também no SBT, usa o símbolo do coração. Eliana usa o do castelo”, apontou a profissional.

Fiasco

Festolândia durou pouquíssimo tempo na programação do SBT. Pouco depois da estreia, a emissora de Silvio Santos enfrentou uma severa crise e precisou fazer cortes. O infantil de Eliana, que não emplacou, foi um dos sacrificados.

O programa ficou no ar até 16 de novembro de 1991. Mas Eliana não saiu do ar. A lourinha passou a comandar a Sessão Desenho, faixa de animações que já contava com a apresentação de Vovó Mafalda, a bonachona palhaça vivida por Valentino Guzo. A faixa de desenhos, então, foi dividida em duas partes: a primeira com a personagem do Bozo e a segunda com Eliana.

Em entrevistas, Eliana conta que foi ela quem pediu a Silvio Santos para apresentar a Sessão Desenho. Inconformada com o fim do Festolândia, ela pediu uma nova chance ao animador e se ofereceu para chamar desenhos. Eliana, então, passou a aparecer sentada, conversando com o público e apresentando animações, além de cantar sua famosa canção Dedinhos.

Volta por cima

Mas a volta por cima de Eliana aconteceu em 2 de agosto de 1993, quando estreou o Bom Dia & Cia. O programa foi criado por Nilton Travesso, na época diretor artístico do SBT, que considerava um desperdício a apresentadora não ter um programa mais estruturado.

O programa chamou a atenção por apostar numa fórmula diferente dos tradicionais shows infantis. Ao invés de plateia e brincadeiras, o Bom Dia & Cia apresentava quadros didáticos e ensinava as crianças a fazer brinquedos e experiências com sucatas e outros materiais.

Deu certo. O programa decolou e projetou Eliana, que seguiu apresentando infantis até 2005, quando lançou o dominical Tudo é Possível. Na próxima quarta-feira (7), ela faz sua estreia no Grupo Globo à frente do Saia Justa, no GNT.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor