Esquecido, primeiro programa de Eliana durou apenas 3 meses no SBT
02/08/2024 às 13h46
Prestes a estrear à frente do Saia Justa no GNT, canal pago do Grupo Globo, Eliana construiu uma bem-sucedida carreira na televisão. Há 33 anos, ela ocupa um espaço na programação da TV brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Algo inimaginável para quem encarou um fracasso retumbante logo em sua estreia na TV. Seu primeiro programa, Festolândia, estreou em 19 de agosto de 1991 e ficou apenas três meses no ar nas manhãs do SBT.
Por pouco, a lourinha não desapareceu de vez. Mas ela persistiu, assumiu a Sessão Desenho e, em 2 de agosto de 1993, estreou o Bom Dia & Cia, atração que a projetou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual foi o primeiro programa de Eliana no SBT?
Em 19 de agosto de 1991, o SBT lançava o programa infantil Festolândia. A atração ia ao ar pelas manhãs, das 9h às 10h30, e era comandado pela estreante Eliana, na época com 18 anos. A loirinha era integrante do grupo musical Banana Split e caiu nas graças de Silvio Santos após participar do Qual é a Música.
O programa seguia a mesma fórmula consagrada por Xuxa e seguida por Angélica, Mara Maravilha e Mariane na época. Rodeada de crianças num cenário com um castelo ao fundo, Eliana comandava brincadeiras e recebia atrações musicais. Desenhos animados preenchiam o restante do tempo.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Festolândia não agradou e acabou sofrendo duras críticas, como a assinada por Mônica Bonvicino na Folha de S. Paulo, em 25 de agosto de 1991.
“A sensação diante da TV é que chegou a época dos clones, tal é a semelhança entre as apresentadoras. Mariane, com programa que leva seu nome, também no SBT, usa o símbolo do coração. Eliana usa o do castelo”, apontou a profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fiasco
Festolândia durou pouquíssimo tempo na programação do SBT. Pouco depois da estreia, a emissora de Silvio Santos enfrentou uma severa crise e precisou fazer cortes. O infantil de Eliana, que não emplacou, foi um dos sacrificados.
O programa ficou no ar até 16 de novembro de 1991. Mas Eliana não saiu do ar. A lourinha passou a comandar a Sessão Desenho, faixa de animações que já contava com a apresentação de Vovó Mafalda, a bonachona palhaça vivida por Valentino Guzo. A faixa de desenhos, então, foi dividida em duas partes: a primeira com a personagem do Bozo e a segunda com Eliana.
Em entrevistas, Eliana conta que foi ela quem pediu a Silvio Santos para apresentar a Sessão Desenho. Inconformada com o fim do Festolândia, ela pediu uma nova chance ao animador e se ofereceu para chamar desenhos. Eliana, então, passou a aparecer sentada, conversando com o público e apresentando animações, além de cantar sua famosa canção Dedinhos.
Volta por cima
Mas a volta por cima de Eliana aconteceu em 2 de agosto de 1993, quando estreou o Bom Dia & Cia. O programa foi criado por Nilton Travesso, na época diretor artístico do SBT, que considerava um desperdício a apresentadora não ter um programa mais estruturado.
O programa chamou a atenção por apostar numa fórmula diferente dos tradicionais shows infantis. Ao invés de plateia e brincadeiras, o Bom Dia & Cia apresentava quadros didáticos e ensinava as crianças a fazer brinquedos e experiências com sucatas e outros materiais.