André Santana

O humor já foi um dos pilares fundamentais da programação da Globo. A emissora já reuniu as maiores referências da comédia nacional, como os “monstros sagrados” Chico Anysio e Jô Soares, destaques como Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães (foto abaixo), Cláudia Jimenez e Tom Cavalcante, e expoentes da nova geração, como Leandro Hassum, Dani Calabresa e Marcelo Adnet. Porém, o setor atualmente se encontra totalmente desmantelado.

A controversa saída de Marcius Melhem e o cancelamento dos programas Zorra, Fora de Hora e Escolinha do Professor Raimundo provocaram um completo desmanche na área de humor da emissora, que não foi recuperado até agora. Atualmente, o setor sobrevive da “terceirização”, ou seja, a Globo aposta em coproduções ou produções originais de seus canais pagos.

Será neste esquema que o canal lançará, em outubro, a sitcom Família Paraíso, que marcará a volta de Leandro Hassum. Trata-se de uma produção realizada em parceria com o Multishow, canal pago do Grupo Globo que já exibiu a primeira temporada da atração em maio deste ano. Na TV aberta, a sitcom substituirá Pipoca da Ivete nos domingos da Globo.

Família Paraíso se passa numa casa de repouso onde vai trabalhar Leleco (Hassum), que aceita o emprego porque precisa recuperar seu carro velho.

A chegada de Leleco mexe com o cotidiano da casa, pois seu jeito despachado logo modifica a rotina dos idosos que vivem ali. Trabalhando ao lado de Shirley (Cacau Protasio), a enfermeira, Leleco aprontará poucas e boas com os moradores do local.

Domingo

Vai que Cola

Além de Família Paraíso, a Globo também exibe Vai que Cola, outra atração do Multishow. A atração, que já é um clássico do canal pago, estreou na Globo justamente para suprir a ausência de humorísticos na emissora.

Vai que Cola estreou na TV aberta nas madrugadas, mas logo ganhou um espaço mais nobre nas noites de sábado, substituindo o Zorra. Em 2022, a atração migrou para os domingos, após o Fantástico, como uma espécie de tentativa de reeditar o sucesso do Sai de Baixo.

Humoristas sem casa

Paulo Vieira no BBB

Sem um programa de humor para chamar de seu, a Globo tem realocado os humoristas que ainda fazem parte de seu elenco fixo. Paulo Vieira, por exemplo, é figurinha carimbada nos programas do canal, mas não tem um espaço só seu na TV aberta. Porém, ele foi encaixado no GNT, onde comanda Avisa Lá que eu Vou e Rolling Kitchen.

Marcelo Adnet, que está na emissora há quase 10 anos, também não tem mais espaço no canal. Nos últimos anos, Adnet gravou atrações para o Globoplay. Atualmente, ele se dedica a uma nova atração no GNT, que comandará com Mônica Martelli.

O mesmo acontece com Tatá Werneck e Fábio Porchat, que têm seus próprios talk shows no Multishow e GNT, respectivamente. Os dois programas também são exibidos na Globo. Dani Calabresa, recentemente dispensada pelo canal, foi outra comediante que emplacou um programa no GNT, enquanto que, na TV aberta, foi vista no quadro CAT BBB do reality show.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor