RISCO

Esquecida pela Globo, novela mais pedida pelo público deve ter outro destino

Carolina Dieckmann em Salve Jorge

Carolina Dieckmann em Salve Jorge

No ano passado, antes de a Globo bater o martelo e definir Paraíso Tropical (2007) como a substituta de Mulheres Apaixonadas (2003) no Vale a Pena Ver de Novo, surgiu a informação de que Salve Jorge (2012) havia sido escolhida para a missão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia causou estranheza, tendo em vista que a novela de Gloria Perez não fez sucesso em sua primeira exibição, apesar de ser uma das mais pedidas pelo público nas redes sociais.

Inclusive, surgiu uma teoria de que a Globo teria desistido de Salve Jorge justamente por medo do fracasso se repetir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muita gente sugere que a trama seja exibida no Viva, como uma forma de testar sua receptividade, antes de dar as caras no fim de tarde da Globo.

Recentemente, com a escolha de Tieta para suceder Alma Gêmea, o assunto voltou à tona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Volta por cima

Após receber a ingrata missão de substituir Avenida Brasil em 2012, Salve Jorge derrubou os índices do horário nobre da Globo em 2012 e foi alvo de inúmeras críticas.

Enquanto a trama de Carminha (Adriana Esteves) obteve média geral de 38 pontos no Ibope, a trama de Glória Perez derrubou os índices para 33.

Só que Salve Jorge acabou, por vias tortas, dando a volta por cima. Inexplicavelmente, o título acabou se transformando numa das novelas mais vistas do Globoplay.

Desde 2020, dificilmente deixa o Top 10 das atrações, ficando, muitas vezes, à frente de novelas inéditas ou mais badaladas.

Vale a Pena Ver de Novo?

Rodrigo Lombardi e Nanda Costa em Salve Jorge

Quando a Globo trocou Salve Jorge por Paraíso Tropical, existia a promessa de que a produção viria após a novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, mas a escolhida acabou sendo Alma Gêmea (2005).

O problema foi que, nos últimos anos, o Vale a Pena Ver de Novo foi alçado a um status ainda mais importante na grade da Globo, já que uma reprise bem-sucedida auxilia a novela das seis e, consequentemente, as demais atrações noturnas.

Além disso, o streaming tem um público diferente daquele que assiste TV aberta. O fato de Salve Jorge fazer sucesso no Globoplay não garante que o êxito se repetiria numa exibição na Globo – pelo contrário.

A emissora corria o risco de amargar o fracasso da trama pela segunda vez, além de ver sendo “ressuscitadas” todas as críticas e furos no roteiro que a produção recebeu em 2012.

Por tudo isso, a emissora não quer correr o risco de Salve Jorge naufragar novamente, prejudicando os demais programas.

Solução

Uma solução que a Globo pode utilizar é colocar Salve Jorge no Viva.

O fato da novela ter sido produzida em 2012 não deve ser um problema. O canal já vem exibido tramas do final da primeira década dos anos 2000, como Escrito nas Estrelas, Caminho das Índias e Viver a Vida.

O único empecilho para a trama voltar em breve pode ser Caras e Bocas, que foi ao ar entre 2009 e 2010, e será a substituta de Cobras e Lagartos no ano que vem. Dificilmente o canal vai exibir duas novelas tão recentes juntas.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Sair da versão mobile