Esquecida pela Globo, novela dos anos 90 está na fila para voltar
27/03/2023 às 8h39
Em 2004, a Globo surpreendeu ao escalar Deus nos Acuda (1992) para o Vale a Pena Ver de Novo. Até então, a novela de Silvio de Abreu, marcada pela volta das “filhinhas” de Dona Armênia, como Gino (Jandir Ferrari, na foto abaixo), era a mais antiga da sessão – desconsiderando Gabriela (1975), A Gata Comeu (1985) e Roque Santeiro (1985), reapresentadas em outros horários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a criação do Canal Viva, fãs da trama estrelada por Claudia Raia e Edson Celulari ficaram no aguardo de uma nova reprise. Afinal, todos os folhetins dos anos 1990 resgatados no ‘Vale a Pena’ já deram o ar da graça na TV Paga. Contudo, Deus nos Acuda segue à espera de uma janela no canal – ou no Globoplay.
Esquecimento
Conforme observação de Jorge Neves, leitor do TV História, via Twitter, 22 dos 23 títulos da década de 1990 que a Globo exibiu em Vale a Pena Ver de Novo passaram pelo Viva, considerando Corpo Dourado (1998), que estreia em junho – A Viagem (1994) e Por Amor (1997) em duas ocasiões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A exceção é Deus nos Acuda, exibida originalmente às sete entre agosto de 1992 e março de 1993.
Crítica de Silvio de Abreu à corrupção que assolava o Brasil, então atravessando o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, a novela tratava da redenção da malandra Maria Escandalosa (Claudia Raia).
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de segunda, 25 de novembro
● Resumo Garota do Momento: tudo sobre o capítulo de segunda, 25 de novembro
Guiada pela anja Celestina (Dercy Gonçalves, foto acima), Maria deixa de aplicar pequenos golpes e se envolve no desbaratamento de uma quadrilha liderada por uma misteriosa figura, conhecida apenas por Leão.
Em baixa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com nomes como Francisco Cuoco, Glória Menezes, Jorge Dória, Marieta Severo, Aracy Balabanian, Ary Fontoura, Louise Cardoso, Raul Gazolla, Cláudio Corrêa e Castro, Emiliano Queiroz, Flávio Silvino e Mylla Christie, Deus nos Acuda registrou índices satisfatórios às sete, mas padeceu no ‘Vale a Pena’.
A sessão, em baixa com o repeteco de Terra Nostra (1999) – 17,9 pontos ante 21,2 da antecessora Corpo Dourado –, perdeu ainda mais audiência. Deus nos Acuda saiu de cena com 14,4 pontos e derrotas para as reapresentações de Maria do Bairro (1995) e Pérola Negra (1998) no SBT.
Uma hora, vem!
No entanto, números de audiência não são considerados pelo Canal Viva, menos ainda pelo Globoplay. O que pesa contra a trama na TV Paga talvez seja o humor, pouco comum nos folhetins já apresentados pelo Viva.
O canal privilegia os dramas das seis e das oito: 23 e 31 resgatados contra 12 das sete. A conta inclui Senhora do Destino (2004) e as próximas estreias: além de Corpo Dourado, A Sucessora (1978). Considerando este cenário, é bem provável que Deus nos Acuda chegue ao Globoplay sem passar pela TV paga.
Cabe lembrar que, das novelas dos anos 1990 reprisadas em Vale a Pena Ver de Novo e já exibidas pelo Canal Viva, apenas cinco não estão disponíveis no streaming, por enquanto: Rainha da Sucata (1990), Barriga de Aluguel (1990), Despedida de Solteiro (1992), Fera Ferida (1993) e História de Amor (1995).
O Fim do Mundo (1996), reapresentada apenas no Viva, foi disponibilizada em março.