Esquecida, novela da Globo que estreava há 36 anos lançou jovens, veterano e futuro autor - TV História

Esquecida, novela da Globo que estreava há 36 anos lançou jovens, veterano e futuro autor

Whatsapp

Há exatamente 36 anos, no dia 17 de setembro de 1984, estreava na faixa das seis da Rede Globo a novela Livre para Voar. Apesar de ser pouco lembrada, a trama de Walther Negrão lançou diversos artistas que posteriormente fizeram carreira na televisão.

Livre para Voar contava a história de dois jovens, Pardal (Tony Ramos) e Bebel (Carla Camurati), que nutriam um amor verdadeiro, mas escondiam suas reais identidades. A trama, que se passava em Poços de Caldas (MG), teve 184 capítulos, sendo exibida até 12 de abril de 1985.

Fizeram sua estreia no vídeo nada menos que sete artistas: Cássia Kiss, Rodolfo Bottino (1959-2011), Denise Milfont, Alexandre Frota, Guida Viana, Dora Pelegrino e Tiago Santiago.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Desses, quem teve a carreira mais destacada foi Cássia, que, no ano seguinte, brilharia em Roque Santeiro e depois engataria diversos personagens de sucesso, em tramas como Vale Tudo, Pantanal, Barriga de Aluguel, Fera Ferida e Porto dos Milagres, entre outras.

Inicialmente ator, Tiago Santiago fez somente duas novelas em sua carreira: Livre para Voar, quando viveu Quim, e Chamas da Vida, da Record, quando fez participação especial como um mendigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A partir de 1991, iniciou seu trabalho como autor, se destacando, principalmente, por tramas como Prova de Amor e Os Mutantes – Caminhos do Coração, exibidas pelo canal de Edir Macedo.

Outra novidade veio da concorrência: após diversos trabalhos na Tupi, durante 20 anos, quatro na Band e um no SBT, Elias Gleizer (1934-2015) fazia sua estreia em novelas da Globo. A partir daí, o ator, que estava com 50 anos, teve muitos papeis exitosos nas produções globais.



Leia também