CRISE
Especialistas detonam atuais novelas da Globo: “Quinta categoria”
22/12/2024 às 16h51
O que está acontecendo com as novelas da Globo? Com raras exceções, as tramas produzidas pela emissora estão enfrentando diversos problemas nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, especialistas e profissionais que já atuaram na emissora fazem análises do que está acontecendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desaprendemos?
O experiente Flávio Ricco, colunista do Portal Leo Dias e atuante na televisão brasileira há décadas, fez uma análise sobre o que acontecido com as recentes novelas da Globo.
Ele disse que é natural que o streaming tenha sua responsabilidade nisso, mas também acredita que seja preciso reconhecer que perdeu-se o jeito de colocar no ar um trabalho com maiores atrativos.
LEIA TAMBÉM:
● Autora bate o martelo e decide tirar personagem do armário em Garota do Momento
● Fila indefinida: quais serão as próximas novelas das seis da Globo
● Fila definida: seis novelas da Globo que serão exibidas em 2025
“É dolorido constatar que, mesmo sendo as mesmas as disposições, já não conseguimos produzir com a mesma qualidade. E nem alcançar, como ordem natural, resultados na altura que desejamos”, escreveu.
“Culpa de quem? Histórias ruins, erros em escalação e elencos desimportantes. Desaprendemos? Considerando só a televisão, sim, porque uma boa maioria das séries ou filmes produzidos aqui, sempre alcançam resultados muito bons”, completou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quinta categoria”
Outro profissional que tem lugar de fala de assunto é Silvio de Abreu, que escreveu diversas novelas de sucesso para a própria Globo e foi diretor de teledramaturgia da emissora entre 2014 e 2020.
Em análise feita a pedido do site Notícias da TV, o novelista fez duras críticas às atuais novelas do canal.
Atendendo pedido do veículo, ele assistiu alguns capítulos de Garota do Momento, Volta por Cima e Mania de Você.
“Eu não tenho visto as novelas, mas, a partir da hora que você me convidou para falar disso, eu fui assisti-las. As três novelas que estão no ar. E o que reparei? Que tudo é inferior ao que era feito anteriormente”, disparou.
“Primeiro, os investimentos financeiros devem ser muito menores. Eu não tenho ideia de quanto, mas muito menores, porque os cenários são muito ruins. Os cenários que você vê hoje nas novelas, exceto a das nove, são cenários de novelinha de quinta categoria, são só paredes”, continuou.
“Você não vê [cena] externa, quase não tem. É tudo dentro de um cenário, é tudo na cidade cenográfica. E as cidades cenográficas são muito inferiores às que a gente tinha antes. A iluminação é chapada, não tem nenhum estudo maior maior de iluminação, é tudo muito lavado, você não tem um degradê de luz para criar um cima dentro de uma cena”, completou.
O autor também falou sobre os novos hábitos do público, mas deixou bem claro que, para ele, esses são os principais vilões da atual crise.