A Globo surpreendeu com pelo menos três novelas que deve trazer de volta ainda em 2024. Duas delas são obras bem antigas que se tinham dúvidas sobre o estado de conservação. Além disso, o canal promete resgatar a versão original de Terra Nostra (1999).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde que a emissora iniciou o Projeto Resgate, disponibilizando folhetins de seu acervo no Globoplay, veio o questionamento se tramas mais antigas ainda estariam preservadas e a surpresa é que sim. Já no caso de Terra Nostra, a emissora não tinha conseguido a liberação da versão original por conta dos direitos autorais da trilha sonora, um problema que foi superado.
Terra Nostra na íntegra
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Terra Nostra se tornou uma decepção para os telespectadores ao chegar ao catálogo do Globoplay em 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Isso porque entrou na plataforma a versão internacional, que é muito editada e conta com apenas 150 capítulos. O número é bem menor que a versão original, que conta com 221 capítulos.
O que motivou isso foi um imbróglio em torno dos direitos autorais da trilha sonora da novela. Em 2019, esse foi o mesmo impeditivo para a exibição da reprise de Terra Nostra na íntegra no Viva, o canal pago da Globo que reexibe os folhetins originalmente como foram ao ar.
Porém, a Globo surpreendeu o público ao informar que conseguiu resolver os problemas envolvendo a trilha sonora da novela de Benedito Ruy Barbosa e prometeu que trará a versão na íntegra no Globoplay por meio do Projeto Originalidade.
Além de conseguir Terra Nostra em seu formato original, a Globo ainda trará de volta algumas novelas que os telespectadores já davam como perdidas.
[anuncio_2]
Senhora (1975)
Uma delas é justamente Senhora (1975), trama de Gilberto Braga exibida na faixa das 18h e que está toda preservada. O folhetim é uma adaptação do romance homônimo de José de Alencar.
Senhora representa um marco na história da dramaturgia. Isso porque, foi a primeira novela das seis em cores e de “longa duração”, com um total de 80 capítulos.
Bem fiel ao período retratado no livro de José de Alencar, a trama teve no elenco nomes como Norma Blum, Cláudio Marzo, Osmar Prado e Fátima Freire.
O Espigão (1974)
Indo ainda mais além, a Globo trará de volta O Espigão, um dos clássicos da década de 1970. Escrita por Dias Gomes, a novela teve exibição na faixa das 22h entre 3 de abril e 1º de novembro de 1974, em 150 capítulos.
“Fui checar a sua questão e as notícias são boas. O Espigão tem um alto grau de preservação e poderá ser resgatada quase na íntegra (temos dúvidas sobre alguns poucos capítulos apenas). É a segunda novela mais antiga em condições de resgate acima dos 90%. Vem em 2024”, garantiu Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo.
Ambientada no Rio de Janeiro, a história gira em torno da construção de um prédio de 50 anos empresário que é um sonho do empresário Lauro Fontana (Milton Moraes). No elenco, estão nomes como Betty Faria, Ary Fontoura, Susana Vieira, entre outros.