A Globo surpreendeu com pelo menos três novelas que deve trazer de volta ainda em 2024. Duas delas são obras bem antigas que se tinham dúvidas sobre o estado de conservação. Além disso, o canal promete resgatar a versão original de Terra Nostra (1999).

Carolina Kasting em Terra Nostra
Carolina Kasting em Terra Nostra

Desde que a emissora iniciou o Projeto Resgate, disponibilizando folhetins de seu acervo no Globoplay, veio o questionamento se tramas mais antigas ainda estariam preservadas e a surpresa é que sim. Já no caso de Terra Nostra, a emissora não tinha conseguido a liberação da versão original por conta dos direitos autorais da trilha sonora, um problema que foi superado.

[anuncio_1]

Terra Nostra na íntegra

 

Terra Nostra se tornou uma decepção para os telespectadores ao chegar ao catálogo do Globoplay em 2020.

Isso porque entrou na plataforma a versão internacional, que é muito editada e conta com apenas 150 capítulos. O número é bem menor que a versão original, que conta com 221 capítulos.

O que motivou isso foi um imbróglio em torno dos direitos autorais da trilha sonora da novela. Em 2019, esse foi o mesmo impeditivo para a exibição da reprise de Terra Nostra na íntegra no Viva, o canal pago da Globo que reexibe os folhetins originalmente como foram ao ar.

Porém, a Globo surpreendeu o público ao informar que conseguiu resolver os problemas envolvendo a trilha sonora da novela de Benedito Ruy Barbosa e prometeu que trará a versão na íntegra no Globoplay por meio do Projeto Originalidade.

Além de conseguir Terra Nostra em seu formato original, a Globo ainda trará de volta algumas novelas que os telespectadores já davam como perdidas.

[anuncio_2]

Senhora (1975)

Norma Blum em Senhora
Norma Blum em Senhora

Uma delas é justamente Senhora (1975), trama de Gilberto Braga exibida na faixa das 18h e que está toda preservada. O folhetim é uma adaptação do romance homônimo de José de Alencar.

Senhora representa um marco na história da dramaturgia. Isso porque, foi a primeira novela das seis em cores e de “longa duração”, com um total de 80 capítulos.

Bem fiel ao período retratado no livro de José de Alencar, a trama teve no elenco nomes como Norma Blum, Cláudio Marzo, Osmar Prado e Fátima Freire.

[anuncio_3]

O Espigão (1974)

Susana Vieira em O Espigão
Susana Vieira em O Espigão (Divulgação)

Indo ainda mais além, a Globo trará de volta O Espigão, um dos clássicos da década de 1970. Escrita por Dias Gomes, a novela teve exibição na faixa das 22h entre 3 de abril e 1º de novembro de 1974, em 150 capítulos.

“Fui checar a sua questão e as notícias são boas. O Espigão tem um alto grau de preservação e poderá ser resgatada quase na íntegra (temos dúvidas sobre alguns poucos capítulos apenas). É a segunda novela mais antiga em condições de resgate acima dos 90%. Vem em 2024”, garantiu Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo.

Ambientada no Rio de Janeiro, a história gira em torno da construção de um prédio de 50 anos empresário que é um sonho do empresário Lauro Fontana (Milton Moraes). No elenco, estão nomes como Betty Faria, Ary Fontoura, Susana Vieira, entre outros.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.