Em meio a tantas cinebiografias de astros da música, o “rei” Roberto Carlos não poderia ficar de fora. Há anos, existe um projeto de levar a vida de um dos maiores artistas do país para as telonas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O próprio Roberto Carlos estava envolvido na produção. O cantor, inclusive, pediu que Gloria Perez, a autora de Travessia, escrevesse o roteiro do longa-metragem. No entanto, até o momento, o filme sobre a vida do astro não saiu do papel.
Exigente
Em fevereiro de 2020, o portal Notícias da TV informou que a produção do filme sobre a vida de Roberto Carlos estava atrasada. Isso porque o cantor, conhecido por ser muito exigente, havia reprovado os primeiros roteiros do longa.
De acordo com o NTV, o primeiro roteiro do filme ficou a cargo de Nelson Motta e Patrícia Andrade, mas Roberto Carlos o reprovou. Depois disso, o cantor solicitou a Gloria Perez (foto acima), de quem é muito fã, para apresentar um novo texto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Gloria Perez, que também é admiradora do “rei”, assumiu a missão. Mas o cantor, exigente, também reprovou o roteiro apresentado pela autora de novelas. Depois disso, um novo roteiro foi escrito, aproveitando algumas das ideias de Gloria Perez. Esse sim foi aprovado.
Grife
O projeto do filme sobre a vida de Roberto Carlos tinha grife. O roteiro final foi assinado por Patrícia Andrade, com supervisão de Nelson Motta. Já Gloria Perez entraria nos créditos do filme como supervisora de conteúdo. O saudoso cineasta Breno Silveira responderia pela direção.
Silveira, que tem no currículo a festejada cinebiografia de Zezé di Camargo & Luciano – Dois Filhos de Francisco, de 2005 – topou a empreitada. Mesmo com receios. Segundo o jornal Extra, o cineasta era uma escolha do próprio Roberto, mas teria sido preciso convencê-lo do trabalho, já que ele temia que seu processo criativo fosse tolhido pelas exigências do cantor.
Mas, em 19 de abril de 2021, o diretor falou à Veja que estava entusiasmado com o novo trabalho.
“Ele me convidou para o projeto e foi uma emoção, uma honra, pois sou muito fã dele. Nelson Motta e Patrícia Andrade também vão assinar o roteiro que Roberto e eu estamos trabalhando há mais de dois anos. Ele quer falar, quer contar a própria história. Vamos começar a filmar no começo do ano que vem, quando todo mundo estiver vacinado”, declarou o diretor.
Temas polêmicos
Na mesma entrevista, Breno Silveira garantiu que o filme não esconderia momentos importantes da vida de Roberto Carlos. Afinal, havia muita curiosidade sobre como o longa trataria de temas considerados tabus na vida do cantor, como o acidente de trem que o fez perder uma perna.
A curiosidade se justificava, tendo em vista que Roberto Carlos já se mostrou incomodado com uma biografia sua anteriormente. Em 2015, ele acionou a Justiça para tirar de circulação o livro Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo César Araújo.
A atitude causou polêmica na época, reacendendo a discussão sobre biografias não autorizadas. A celeuma chegou ao fim quando o Supremo Tribunal Federal colocou um fim à censura às biografias.
Projeto parado
Porém, a súbita morte de Breno Silveira (foto acima) interrompeu o projeto. O cineasta faleceu em 14 de maio de 2022, vítima de um infarto fulminante durante as filmagens de Dona Vitória, filme ainda inédito estrelado por Fernanda Montenegro.
Após a morte do diretor, o projeto de filme sobre a vida de Roberto Carlos estacionou. Ainda não se sabe se um novo cineasta será escolhido para tocar a ideia.